Rafael Silva, o 'Baby', foi um dos atletas homenageados pelo Pinheros em cerimônia realizada nas dependências do clube. O judoca, porém, ainda está aproveitando os últimos dias na capital francesa e marcou presença no evento através de um vídeo.
Os Jogos Olímpicos de 2024 marcaram a despedida de Baby do judô olímpico. Após disputar três edições, ele fez a sua "última dança" nos tatames de Paris e conseguiu fechar com chave de ouro, sendo parte vital da equipe brasileira que ganhou o bronze na disputa por equipes.
No vídeo gravado e apresentado na coletiva de imprensa, Rafael Silva se disse muito grato por ter feito parte de uma era tão vitoriosa do judô brasileiro e parabenizou os companheiros pinheirenses Beatriz Souza (ouro), Willian Lima (prata) e Larissa Pimenta (bronze) por suas melhadas individuais.
"Eu estou gravando esse vídeo aqui para agradecer muito. Estou muito feliz por ter ajudado o Brasil e o Pinheiros a conquistar essa medalha inédita para o judô brasileiro, que foi a medalha por equipes. Sou muito grato pela jornada que o judô me proporcionou, muito aprendizado. Sou muito feliz por ter vivido essa experiência junto com o Pinheiros, junto com o Brasil, para a gente ter conquistado quatro medalhas nas Olimpíadas. Quero parabenizar muito a Bia, que ela ouviu a grande frase 'Gold Medalist and Olympic Champion'. Parabenizar o Will, a Lari também. Como um atleta bem experiente no clube, eu vi esse pessoal chegando no clube faixa roxa, faixa marrom. Ter acompanhado todo esse crescimento, esse desenvolvimento deles dentro do judô, dentro do clube, só me enche de gratidão e de orgulho", disse o judoca.
Ver esta publicação no Instagram
Baby também valorizou todos os profissionais que foram fundamentais para as conquistas brasileiras recentes no esporte e comemorou muito o fato do judô brasileiro estar posicionado entre os melhores do mundo.
"Parabéns, Pinheiros. Parabéns para todo mundo que contribuiu para que essas medalhas viessem. Trabalho encabeçado pelo Leandro Guilheiro, ele que implementou uma baita cultura e fez toda a diferença para a conquista desses resultados. Parabéns ao Sensei Sérgio, Marcelo Contini, Maria Suelen, o Zoinho Denilson. Também o fisioterapeuta, o Hamilton, o Lourenço da preparação física, a Fernanda da Psicologia, o João, nutricionista. É uma equipe gigante. Diretoria, o Edu, o Mainardi, o presidente Brazolin, os conselheiros, todo mundo que faz o esporte do Pinheiros acontecer. Eu acho que quem conseguiu contribuir com esse resultado fez com que o Brasil, com que o judô brasileiro ficasse ainda mais em evidência. Com certeza o Brasil ficou feliz demais com o que a gente conseguiu fazer aqui em Paris. Um abraço pra todo mundo e muito obrigado, muito obrigado por tudo que o judô me deu e que o Pinheiros fez pelo esporte", finalizou Baby.
Rafael Silva se despede das Olímpiadas tendo disputado quatro edições: Londres 2012, Rio de Janeiro 2016, Tóquio 2021 e Paris 2024. Ele é dono de três bronzes - dois individuais na categoria +100kg em 2012 e 2021, e agora fecha a carreira olímpica com um bronze por equipes.
Ao todo, Baby foi responsável por quatro das 28 medalhas brasileiras conquistadas pela modalidade na história das Olímpiadas. Ele fecha sua carreira em Jogos com a certeza de que é um dos grandes do esporte nacional.