Ver esta publicação no Instagram
Com a vitória, Hugo alcançou os chineses Wang Chuqin e Liang Jingkun como os maiores campeões de etapas do WTT até aqui. Desde que o circuito internacional foi reformulado, em 2021, o brasileiro conquistou três títulos: além de Durban, venceu também o WTT Star Contender Doha, há dois anos, e o WTT Contender Túnis, na temporada passada.
Para chegar até a final, o brasileiro precisou vencer o inglês Paul Drinkhall, o indiano Snehit Suravajjula, o chinês Lin Shidong, recém-coroado campeão mundial sub-19, e o sueco Anton Kallberg. O atleta, atual bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, cedeu apenas três sets em toda a competição.
O título na África do Sul renderá a Hugo uma posição no ranking mundial. Ele chegará a 3.230 pontos, voltando ao sexto lugar da lista. O carioca ficará a 115 pontos de retornar ao top 5, o que pode acontecer já nesta semana.
A partir de quarta-feira, Hugo disputará a chave principal do WTT Contender Doha, no Catar. Caso chegue à final do torneio, o brasileiro terá assegurado um lugar entre os cinco melhores do ranking mundial.