Apostas Agenda
Imagem ilustrativa para a matéria
Foto: Gonzales Photo / Alamy Stock Photo

Handebol: veja regras, história e principais fundamentos

Gazeta Esportiva

Por Odds Scanner

O handebol é um esporte coletivo de contato, praticado por duas equipes de cada lado. O objetivo do jogo é anotar mais gols do que o time adversário, para isso, é preciso utilizar as mãos para lançar a bola na rede da outra equipe.

Por ser realizado em quadra, o handebol também é um esporte que faz parte da grade curricular das escolas do Brasil através das aulas de educação física.

Nas Olimpíadas, a modalidade apareceu pela primeira vez na edição de 1936, em Berlin, mas na versão de campo. O handebol passou a integrar o programa olímpico na versão indoor a partir dos Jogos de 1972, em Munique e, em Montreal, 1976 as mulheres passaram a fazer parte.

 

O que é handebol?


Por ser um esporte que depende do companheiro, o handebol trabalha a coletividade entre os praticantes. Essencialmente, a modalidade trabalha a arte dos passes para se chegar ao objetivo de vencer.

 

Quantos jogadores no esporte?


No handebol, cada equipe é composta por sete jogadores: seis atletas de linha e um goleiro. As substituições e trocas podem ser feitas a qualquer momento, inclusive, com a bola rolando.

Foto: Gonzales Photo / Alamy Stock Photo


Fundamentos do handebol


O passe é o fundamento principal do handebol e é utilizado para circular a bola entre os jogadores. Além disso, o drible, arremesso, finta (ação de realizar movimentos com o corpo para enganar o adversário) e defesa estão entre as atividades essenciais do jogo.

 

Regras do handebol


O jogo é disputado em dois tempos de 30 minutos cada. A quadra é retangular e, geralmente, mede 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. A área do goleiro é semicircular e mede 6m ao redor do gol, apenas este jogador pode estar dentro desse espaço.

Existe também a linha de 7 metros, que é onde os jogadores cobram os lances de faltas que impedem uma chance clara de gol. Há ainda a linha de 9 metros, que é tracejada e serve para fazer a saída de bola em lances de faltas mais leves.

As regras do handebol também preveem punição com cartão amarelo (advertência), cartão vermelho (expulsão direta) e punição de dois minutos. Neste caso, o jogador deve sair de quadra durante dois minutos e, enquanto isso, o time fica com um a menos.

Cada jogador também só pode dar três passos com a bola nas mãos. Após isso, ele deve passar para o companheiro ou arremessar. No handebol, existe uma regra chamada "jogo passivo" que pune um time que fica com a bola sem tentar um ataque efetivo. Sendo assim, o árbitro levanta a mão para sinalizar e, então, a equipe tem até seis passes para tentar o arremesso no gol, caso contrário, perde a posse.

Brasil disputou o Mundial de Handebol Masculino em 2025

Time do Brasil no Mundial de Handebol Masculino em 2025 - Foto: Soeren Stache/Alamy Stock Photo


Quais as 7 posições e as suas funções no handebol?


Com sete atletas dentro de quadra, o handebol tem cinco posições nominadas. São elas: goleiro, armador central, meias, pontas e pivô. Conheça um pouco abaixo.

 

Goleiro


Como nos outros esportes, o goleiro tem a função de proteger o gol e evitar que o time adversário balance as redes. Em alguns momentos das partidas, este jogador também pode iniciar contra-ataques e contribuir com a parte ofensiva.

 

Armador central


É considerado o cérebro do time, pois ele organiza e chama as jogadas ofensivas, distribui a bola para os companheiros e controla o ritmo da equipe. Como característica, o armador central precisa ter boa visão, ser um atleta técnico e com raciocínio rápido.

 

Meias


Atuam ao lado do armador central e são de extrema importância tanto no ataque quanto na defesa. Os meias (direita ou esquerda) também conseguem armar as jogadas do time, mas, acabam sendo um desafogo para a fluidez ofensiva.

Geralmente, são jogadores altos, fortes, habilidosos e com boa impulsão para enfrentar as defesas adversárias.

 

Pontas


Os pontas (direita e esquerda) atuam nas extremidades da quadra. Estes atletas costumam jogar em lados invertidos do braço dominante para ter um ângulo melhor de arremesso. Os pontas também consegue auxiliar os pivôs em determinadas movimentações ofensivas.

 

Pivô


É o atleta que atua próximo à linha de defesa do adversário. Os pivôs podem se movimentar ou criar espaços para os companheiros jogadas ofensivas. Pelo fato de ficarem perto do gol, eles costumam arremessar em uma distância mais curta que os atletas das outras posições.

Brasil disputou o Mundial de Handebol Masculino em 2025

Time do Brasil no Mundial de Handebol Masculino em 2025 - Foto: Beate Oma Dahle/Alamy Stock Photo


História do handebol


Apesar de ter origens mais antigas, o esporte foi criado em 1919 por Karl Schelenz, um professor de educação física da Alemanha, e a primeira partida internacional de handebol ocorreu em 1925.

A modalidade é dominada pelos países europeus e escandinavos. Os Estados Unidos, que são uma potência esportiva, possuem pouca relevância no mundo do handebol.


No Brasil


Uma das principais potências do handebol fora da Europa, o Brasil é, ao lado da Coréia do Sul, o único país a vencer o Campeonato Mundial. Este feito aconteceu em 2013, com a Seleção Feminina.

Apesar de sua representatividade, o campeonato de handebol no Brasil ainda não é tão destacado. Por isso, diversos atletas saem do país e vão atuar nos mercados europeus.

Conteúdo Patrocinado