Evento reúne lideranças do esporte e do setor privado em prol da repactuação pela integridade esportiva
Por Redação
São Paulo, SPO jantar dos CEOs é realizado desde 2016 e reúne os principais representantes das empresas formadoras do Pacto pelo Esporte com o objetivo de mobilizá-las e definir ações em prol do avanço da integridade esportiva no Brasil. Com o reconhecimento público do Pacto e a associação à SIGA para a constituição da SIGA Latin America, o evento expandiu seus convidados para que possa ser um espaço de fortalecimento do compromisso de todos os atores esportivos com a agenda e de ações concretas para seu avanço.
"Este evento é um pequeno exemplo do que a sociedade civil, o setor privado, o movimento esportivo e o poder público podem fazer quando se unem e comungam da convicção de que o esporte tem um papel insubstituível na sociedade. E para desempenhar este papel na sociedade e na economia de hoje, é preciso que o esporte seja limpo, sem ameaças que o coloquem em risco. Isto requer um esforço muito grande de colaboração, de promoção das melhores práticas com regras democráticas, com transparência", declarou Emanuel Macedo de Medeiros, CEO da SIGA e CEO e Chairman da SIGA Latin America.
Representando a Ministra do Esporte Ana Moser, Diogo Silva, Assessor Especial do Ministério do Esporte também esteve presente ao jantar, demonstrando o engajamento da pasta com a agenda da integridade esportiva. “A SIGA Latin America veio em um momento fundamental para o Brasil, no qual estamos discutindo manipulação de resultados e este fenômeno que são as apostas no esporte. Não podemos pensar somente na esfera criminal, mas também no que este novo mercado impacta na economia do nosso país, no PIB do nosso país. Precisamos reconhecer, legalizar e tributar esta atividade para que mais recursos possam ser destinados ao esporte e a SIGA sabe quais são os caminhos para chegarmos a isso" declarou Diogo Silva.
Durante a noite, houve também a assinatura de um compromisso entre a SIGA Latin America e a ONU Mulheres, órgão da Organização das Nações Unidas para defesa dos direitos humanos das mulheres. Ao lado de Emanuel Macedo de Medeiros e Daniela Castro, a Chief Operating Officer da SIGA, Katie Simmonds, recebeu no palco a representante adjunta da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, para firmarem um memorando de entendimento que visa promover igualdade de gênero e o empoderamento de meninas e mulheres no esporte. O documento assegura o compromisso das organizações de trabalharem em estreita colaboração para promover ações e elaborar ferramentas que ajudem a tornar o esporte um ambiente mais seguro, inclusivo e igualitário.
"O esporte é uma poderosa ferramenta para buscar o objetivo global de alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de meninas e mulheres”, analisou Ana Carolina Querino. “A ONU Mulheres aprecia o empenho da SIGA Latin America em promover a igualdade e combater a histórica discriminação de gênero presente no ecossistema esportivo", concluiu.
Outro momento do jantar foi a homenagem de todas as empresas, atletas e presentes a João Paulo Diniz. Falecido em julho de 2022, João Paulo é um dos fundadores do Pacto pelo Esporte e, desde 2016, organizava o Jantar Anual dos CEOs para mobilizar empresas a fazerem parte do Pacto e investirem no esporte brasileiro.
O evento também contou com uma rápida celebração aos 10 anos de aprovação do artigo 18-A, da Lei Pelé, que rege sobre boa governança e integridade, e cuja elaboração e aprovação teve apoio fundamental da Atletas pelo Brasil, organização fundamental na constituição do Pacto pelo Esporte. A Diretora Executiva do Pacto, Daniela Castro, relembrou que "A 18-A foi onde tudo começou. É um grande marco que fala sobre a necessidade do esporte dar um passo em direção a uma gestão mais eficiente. Ela é simples e condicionou que para receber dinheiro público as instituições esportivas precisam ter avanços nas áreas de governança e integridade. Ela foi fundamental para o esporte dar passos maiores em direção a uma governança melhor".