Entenda como funciona o tiebreak no tênis
O tiebreak no tênis serve para determinar o vencedor de um set quando o placar chega em 6-6. A partir desse momento, ao invés da pontuação ser a tradicional de 15, 30 e 40, ela segue a ordem de 1, 2, 3, 4 em diante. até no 7.
Para vencer o tiebreak, o jogador precisa abrir 2 pontos de vantagem, podendo ser 7-5, 8-6, 9-7 e assim por diante. O objetivo é evitar que o set se estenda de forma indefinida e prolongada.
Sistema de saque
O jogador que abre o tiebreak saca uma vez. Após isso, o adversário realiza dois serviços e a alternância segue o padrão de dois pontos. Com isso, cada atleta saca duas vezes, com exceção do primeiro saque.
Mudança de lado
Além disso, os jogadores trocam de lado a cada 6 pontos no tiebreak. Por exemplo, quando o placar soma 3-3, 4-2 ou 5-1. Isso garante que fatores como vento ou luz não favoreçam um dos lados da quadra.
João Fonseca e Bia Haddad Maia no Australian Open
Os dois brasileiros seguem vivos no primeiro Grand Slam da temporada e avançaram para o segundo round. João bateu o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, por 3 sets a 0. O próximo compromisso do carioca será contra o italiano Lorenzo Sonego, que derrotou o suíço Stanislas Wawrinka.
Por sua vez, Bia Haddad teve mais dificuldades para superar de virada a argentina Julia Riera por 2 sets a 1. A tenista vai encarar a russa Erika Andreeva na segunda fase do Australian Open.