Não é fácil encontrar companhia para jogar futebol regularmente. Rodolphe Timsit já sofre com esse mal há tempos e decidiu dar um basta. O economista teve a ideia de criar o aplicativo Apitador para “juntar uma galera e organizar uma pelada”, como ele mesmo diz. Com o sucesso, Timsit foi além e elaborou a Copa Apitador, que começará oficialmente no dia 29 de outubro, último sábado do mês.
Nascido em Paris, Timsit se formou em economia e trabalhava em um banco de investimentos em Londres, quando decidiu vir para o Brasil recomeçar do zero. Logo que chegou, percebeu uma dificuldade que já tinha na Europa. “Tive o mesmo problema que tinha tido na França e na Inglaterra: organizar uma pelada”, lembrou.
O Apitador foi lançado em junho deste ano e já vem conseguindo ajudar as pessoas. Através do aplicativo, é possível marcar jogos, convidar amigos e entrar em partidas de outros usuários. Ainda é permitido avaliar os outros jogadores. Assim como em jogos de videogame, os perfis cadastrados vão evoluindo de acordo com o seu desempenho.
Tanto na App Store quanto no Google Play, o Apitador tem avaliações acima de quatro estrelas. “Tem muito potencial para viralizar em todas as cidades. Fora que o atendimento é show de bola!”, comentou o usuário Anderson Vilela. Sem muito esforço, os criadores viram a ideia crescer de forma orgânica.
“A galera fala: ‘Meu, vocês criaram o aplicativo que estava faltando!’”, recordou Charlie Pruvost, que comanda a parte de desenvolvimento do negócio, cuidando, por exemplo, da busca de novas parcerias. Uma expansão foi criar a Copa Apitador, que reunirá doze equipes inscritas através do aplicativo. Depois da coletiva no próximo domingo, a competição terá início no fim deste mês e irá até a grande final, marcada para o dia 12 de novembro.
Leia mais
Conheça Ailton Vicente, responsável por formar times para a Copa Apitador
Do Corinthians à Copa Apitador, João Paulo é o goleiro do Galácticos FC
Tanto no campeonato quanto nas partidas organizadas através do auxílio virtual, a missão do aplicativo é a mesma, promover a criação de uma comunidade esportiva. “A ideia é justamente juntar os jogadores e falar: ‘Olha, tem futebol rolando perto de vocês. Juntem-se e façam esporte’. Estamos revitalizando peladas que estavam morrendo”, concluiu Pruvost.
Confira fotos do treinamento do último sábado: