Em meados de janeiro, o clube anunciou a saída de Nicola após uma dura derrota contra a Atalanta (8-2). Mas o proprietário Danilo Iervolino acabou optando por manter o treinador, peça fundamental na permanência na Serie A conquistada no ano passado.
Sua segunda vida durou menos de um mês porque a Salernitana, atualmente 16ª no campeonato foi derrotada por 1 a 0 pelo Hellas Verona (18º) na segunda-feira em um jogo crucial pela permanência.
🇱🇻 Primo allenamento con i granata per Mister Paulo Sousa 💪#macteanimo #forzagranata pic.twitter.com/JkOtfICJW6
— US Salernitana 1919 (@OfficialUSS1919) February 15, 2023
Depois de um bom início de temporada, o clube de Salerno, ao sul de Nápoles, estagnou no início de novembro, conquistando apenas cinco pontos nas últimas dez rodadas.
Depois de anunciar a demissão de Nicola, a salernitana informou "ter chegado a um acordo com Paulo Sousa" para liderar uma equipe que recebe a Lazio no domingo, pela 23ª rodada.
O ex-meio-campista português de 52 anos é um velho conhecido da Serie A italiana. Ele comandou a Fiorentina (2015-2017) e jogou pela Juventus e Inter de Milão na década de 1990.
Depois de passar por Florença, Sousa dirigiu o Bordeaux (2019-20), a seleção polonesa (2021) e em dezembro de 2021 se mudou para o Brasil para comandar o Flamengo.
Também nesta quarta-feira, outro clube da Serie A, a Spezia (17ª), anunciou a demissão do seu treinador Luca Gotti, sem especificar o nome do seu sucessor.