Essa decisão ainda será submetida à aprovação dos conselhos deliberativos de cada clube. Há a expectativa que que todos os processos sejam finalizados até o final de abril.
Além disso, os integrantes ainda decidirão o valor negociado com os investidores, podendo variar de acordo com a quantidade de clubes que aderirem à LFF. Este valor seria de R$ 2,3 bilhões a adesão de apenas das 26 agremiações da Liga Forte Futebol, ou de R$ 4,85 bilhões para uma liga com 40 equipes. Este último modelo é o de maior interesse da Liga, conforme expresso no comunicado.
Os times que fazem parte da LFF são: ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sport, Vila Nova e Tombense.
Os clubes que compõem a Liga Forte Futebol (LFF) assinaram nesta segunda-feira, em São Paulo, acordo de investimentos com a gestora brasileira Life Capital Partners e a norte-americana Serengeti Asset Management. pic.twitter.com/JHdn40akGN
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) February 6, 2023
O modelo de divisão de receitas defendido pela Liga Forte Futebol é inspirado em ligas como a Premier League, da Inglaterra, e a La Liga, da Espanha.
"No formato aprovado pelo grupo, os critérios para a divisão das receitas recorrentes é 45% igualitário, 30% performance esportiva e 25% apelo comercial, sempre com métricas objetivas e não manipuláveis. Há uma regra de ouro para que em nenhum cenário a diferença entre o primeiro e último time seja superior a 3,5 vezes. Os investidores estão alinhados com os princípios e propósitos da Liga Forte Futebol e aprovaram formalmente este modelo", diz a nota divulgada pela LFF.
O restante dos clubes também integrantes das Séries A e B do Brasileirão fazem parte de outra organização que tem como objetivo a organização do Campeonato Brasileiro, a Liga do Futebol Brasileiro - "Libra" - que conta 17 clubes, incluindo Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.
Da Série A, além dos já citados, fazem parte da "Libra" Botafogo, Cruzeiro, Grêmio, Guarani, Ituano, Red Bull Bragantino, Flamengo e Vasco. Já os times da Série B que integram a lista são Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vitória.