Lookman venceu a Liga Europa em maio, marcando três gols contra o Bayer Leverkusen na final e conquistando assim o primeiro título europeu na história do clube italiano. Além disso, o time de Bérgamo foi finalista da Copa da Itália e atualmente lidera o Campeonato Italiano.
O jogador de 27 anos também chegou à final da última Copa Africana de Nações pela Nigéria: "Quero dizer a todas as crianças e a todas as pessoas que acompanham esta cerimônia: não se deixem levar pelos fracassos, nem cortem as suas asas, transformem a sua dor em poder e continuem a voar", disse ele, ao receber o prêmio.
Ver essa foto no Instagram
O jogador foi eleito entre cinco finalistas, incluindo o zagueiro marroquino do Paris Saint-Germain, Achraf Hakimi. Lookman sucede o seu compatriota Victor Osimhen, que agora joga no Galatasaray depois de triunfar no Napoli.
O troféu de melhor jogadora africana foi entregue à atacante zambiana Barbra Banda, de 24 anos, que atua no Orlando Pride, dos Estados Unidos.
A capitã da seleção da Zâmbia foi excluída da Copa da África de 2022 devido a "verificações sobre o seu gênero", mas esteve presente na Copa do Mundo de 2023 e nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024: "Nunca foi fácil para mim chegar lá, mas acho que o melhor está por vir", declarou a jogadora.