Os dois brasileiros trabalharam juntos no São Paulo em 2019, ano em que Jardine teve sua primeira experiência numa equipe profissional e Volpi havia acabado de retornar ao Brasil após quatro temporadas pelo Querétaro, do México.
Agora adversários, os ex-são-paulinos chegam para o confronto com seus times vivendo momentos distintos, tanto no torneio atual como no passado recente. Liderado por Volpi, o Toluca ocupa a 3ª posição e há duas rodadas já está classificado para a Liguilla, como é chamada a fase de mata-mata no México. Com um futebol vistoso sob o comando do técnico português Renato Paiva, ex-Bahia, e com a contribuição dos brasileiros Luan, ex-Palmeiras, e Helinho, ex-São Paulo e Bragantino, os Diabos Vermelhos são apontados como fortes candidatos a encerrar uma fila de 14 anos sem títulos.
Por sua vez, o América vem enfileirando taças desde a chegada do técnico André Jardine, em junho de 2023. Após encerrar um jejum de cinco anos do clube com o título do Apertura 23, o treinador conquistou outros quatro troféus e a idolatria da maior torcida do país. Entretanto, no atual torneio, o América conviveu com uma série de lesões e a interdição do Estádio Azteca, mas cresceu na reta decisiva e já está invicto há seis jogos. Para garantir uma vaga direta na Liguilla, Jardine e seus comandados têm de vencer o Toluca fora de casa neste sábado, às 22 horas (horário de Brasília).
“Respeitamos muito o Toluca e o belo trabalho que o Renato (Paiva) vem fazendo. Sem dúvida que é um dos principais candidatos ao título, até por contar com um goleiro de alto nível como o Volpi, que conheço bem”, elogiou André Jardine. “Mas, deste lado, temos um time que gosta desse tipo de decisão e que cresceu na hora certa. Estamos preparados para buscar essa vaga direta”, afirma o técnico brasileiro.
Com 103 jogos pelo Toluca e 15 gols anotados, Tiago Volpi está brilhando no futebol mexicano. O jejum de 14 anos contrasta com a história vencedora do clube, que com 10 títulos é o terceiro maior ganhador do Campeonato Mexicano. A boa fase em campo inspira confiança no goleiro brasileiro, que considera a partida deste sábado um teste de fogo para o que o Toluca enfrentará na Liguilla.
“Mais do que a vice-liderança, que será importante para obtermos vantagens nas próximas fases, enfrentar o América é sempre uma oportunidade de medir forças visando as decisões”, avalia Tiago Volpi. “Sei que eles voltaram a viver um excelente momento, mas confio muito na nossa equipe. E será um prazer rever o André, que está escrevendo uma história muito bonita aqui”, concluiu o goleiro.