Corinthians revela fim de parceria no feminino; Audax não confirma
Por Camila Del Manto Bomtempo*
São Paulo, SPIsso porque a Conmebol instituiu que, a partir de 2019, todos os times masculinos que quiserem disputar a Libertadores deverão manter uma equipe de futebol feminino e cumprir uma série de exigências estruturais e esportivas.
"Com a obrigatoriedade, vamos ter que nos separar em 2018. Foi um casamento que deu certo e rendeu frutos. Nós vamos ficar ligados eternamente pela modalidade. Em 2018, vai ser Corinthians e Audax vai continuar sendo Audax. Em competições, serão adversários. Porém, amando o futebol feminino do mesmo jeito", declarou a diretora com exclusividade à Gazeta Esportiva.
O Corinthians já está se planejando para poder dar continuidade ao futebol feminino. Para isso, o clube criou o "Incentiva Timão", que foi aprovado e, de acordo com o site oficial do projeto, visa "elaborar e executar projetos sustentáveis para todas as modalidades esportivas do clube, reduzindo despesas e formando melhores atletas e cidadãos".
A iniciativa é um projeto federal que arrecada recursos através do investimento do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. Até o dia 31 de julho de 2017, o clube já havia arrecadado cinco milhões de reais.
O "Incentiva Timão" não se destina apenas ao futebol feminino, mas também a outras modalidades, como vôlei, basquete, handebol, natação, remo, futsal (de base e principal) e o futebol de base masculino (sub-11, sub-13 e sub-15).
Contudo, apesar do plano do Corinthians de dar continuidade ao futebol feminino, o Audax parece desconhecer a decisão. A Gazeta Esportiva entrou em contato com o clube de Osasco e a assessoria declarou que nenhuma definição foi tomada até o momento.
"A informação de que a parceria vai acabar não está confirmada. Os planos futuros do Audax serão decididos em reunião, mas não existe informação nem da assessoria e nem da diretoria a respeito disso", afirmou. Mesmo assim, a assessoria do clube destacou que, nos próximos dias, lançará uma nota oficial explicando a parceria.
Na Libertadores feminina, o Corinthians conquistou o título invicto da competição no último sábado. Na decisão contra o Colo-Colo, que foi para a disputa de pênaltis, a goleira brasileira Letícia defendeu duas cobranças e garantiu o troféu inédito ao time paulista.
*Especial para a Gazeta Esportiva