"Você recorda a formação do São Paulo, com um treinador monumental (Telê Santana) e uma formação toda de jogadores da Seleção Brasileira jogando no futebol local. Olha, o que aconteceu com o pobre futebol sul-americano. Jogava Raí, Antonio Carlos, Ronaldão, Cafú, Pintado, Muller. Eram todos jogadores 'europeus', mas antes de irem para a Europa jogaram duas finais de Libertadores. Então, imagina o que aconteceu com o futebol, que é propriedade popular, porque o pobre não tem muita capacidade de acesso à felicidade, porque não dispõe de dinheiro para comprar felicidade", começou.
"Então, o futebol, como é gratuito, é de origem popular. Esse futebol que é um das poucas coisas que horizontalmente os mais pobres mantêm, já não mantém mais, porque aos 17 anos Endricks vão, o 'winger do Palmeiras' (Estêvão). Que lástima que tenha que dizer algo hoje que apenas vai me trazer críticas", completou.
🎚️ 𝗖𝗢𝗡𝗙𝗘𝗥𝗘𝗡𝗖𝗜𝗔
Marcelo Bielsa y Facundo Pellistri dialogaron con los medios antes del partido con Brasil por @CopaAmerica.
🔜 https://t.co/qVMBrYKoRh y Youtube#ElEquipoQueNosUne pic.twitter.com/NC8QJnm6bl
— Selección Uruguaya (@Uruguay) July 5, 2024
Endrick foi negociado pelo Palmeiras ao Real Madrid por 35 milhões de euros (R$ 198 milhões na cotação da época) mais 25 milhões de euros em bônus, aos 16 anos. O Chelsea, por sua vez, adquiriu Estêvão, de 17 anos, em uma negociação que girou em torno de 61 milhões de euros (R$ 358 milhões na atual cotação), sendo 45 milhões de euros fixos mais 16 milhões em bônus.
A dupla do Palmeiras, como exemplificado por Bielsa, é mais um caso de jovens que são vendidos jovens e rumam para a Europa ao completar 18 anos. Vini Jr. e Rodrygo, protagonistas no Real Madrid, seguiram o mesmo caminho.
O confronto está marcado para acontecer às 22h (de Brasília) desse sábado, no Allegiant Stadium. Quem avançar enfrenta o vencedor do duelo entre Colômbia e Panamá, marcado na mesma data, às 19h, no University of Phoenix Stadium.