Queniana Flomena Cheyech vence prova feminina da 93ª edição da São Silvestre
Por Redação
São Paulo, SPPara conseguir um resultado ainda melhor do que na temporada passada, a atleta adotou uma estratégia diferente. Com um ritmo intenso desde os primeiro metros, a corredora que disputou utilizando o número 1 no peito abriu uma enorme vantagem logo no início. Na edição passada, a escolha de Flomena havia sido ter um começo de prova menos desgastante, porém a recuperação final não atingiu o resultado esperado, apesar de um tempo melhor em relação ao deste ano: 49min15s.
Veja também
Admasu conquista bicampeonato da São Silvestre
Leonardo de Melo e Vanessa de Souza ganham na categoria cadeirante
Entre as participantes brasileiras, a melhor colocada foi Joziane Silva Cardoso, que encerrou a prova na décima colocação, com um tempo de 54min07s.
A corrida - Não demorou muito para que um pelotão de frente se destacasse logo nos primeiros quilômetros. Lideradas pela queniana Flomena Cheyech Daniel desde os primeiros momentos, o grupo já conseguiu desgrudar do restante.
Antes mesmo de as competidoras completarem os primeiros 5 quilômetros de prova, a atleta que corria exibindo o número conseguiu abrir uma boa vantagem sobre as suas adversárias. Durante a sua passagem ao lado do Estádio do Pacaembu, a queniana já havia aberto uma distância considerável de 100 metros sobre as concorrentes.
A vantagem de Flomena Cheyech só aumentava. Com pouco mais de 10 quilômetros de prova, a corredora conseguia correr sobre o Viaduto 9 de Julho já sem nenhuma concorrente a sua volta.
Quando a corredora queniana, que chegou na segunda colocação da 92ª edição da São Silvestre do ano passado, atingiu a parte mais complicada da prova, a temida subida da Avenida Brigadeiro Luis António, a sua vantagem era muito promissora, tanto que quando olhava para trás, a corredora não conseguia enxergar a sua adversária mais próxima, a etíope Sintayehu Hailemichael.
Nos metros finais da prova, já dentro da Avenida Paulista, a corredora teve a certeza de vitória. Extremamente ovacionada pelo público, Flomena Cheyech encerrou a disputa com uma vantagem de quase 350 metros em relação às demais corredoras e encerrou a prova com um tempo de 50min18s, conquistando o título da Corrida Internacional de São Silvestre.
Confira o pódio da prova feminina da São Silvestre:
1: Flomena Cheyech (QUE) - 50min18s
2: Sintayehu Hailemichael (ETI) - 50min55s
3: Birhane Dibaba (ETI) - 50min77s
4: Wude Ayalew Yimer (ETI) - 51min35s
5: Paskalia Chepkorir (QUE) - 51min55s
10: Joziane Silva Cardoso (BRA) - 54min07s