A pena, contudo, é condicional, ou seja, o italiano será suspenso apenas se voltar a cometer o ato. O jogador atualmente cumpre um gancho de dez meses da Federação Italiana de Futebol por apostas esportivas quando atuava pelo Milan.
Diante disso, Tonali estará à disposição do Newcastle para atuar no fim de agosto. A princípio, ele seria condenado a ficar 18 meses fora, mas, por ter admitido o vício e cooperado com a investigação, a punição caiu, com a inclusão de um plano terapêutico e um programa educativo.
#NUFC midfielder Sandro Tonali has been given a suspended two-month ban from competitive football by an independent Regulatory Commission after self- declaring breaches of FA Betting Rules.
He has also been fined £20,000 and warned by the FA as to his future conduct.
The… pic.twitter.com/D3DprSAhBa
— Newcastle United FC (@NUFC) May 2, 2024
No futebol inglês desde 2023, o volante participou de 12 jogos pelo time inglês, com um gol marcado. Aos 23 anos, ele defendeu também Milan e Brescia durante a carreira.
Devido à punição, a derrota para o Borussia Dortmund por 1 a 0, no dia 25 de outubro de 2023, na Inglaterra, foi o último jogo de Tonali. Para contar com ele, o Newcastle desembolsou 70 milhões de euros (R$364 milhões).