Aos 23 anos de idade, o defensor formado nas categorias de base do São Paulo passou cinco temporadas no Benfica, onde se sagrou campeão português em 2022, antes de despertar a atenção do clube inglês, que há duas semanas desembolsou 17 milhões de euros para trazê-lo.
No Forest, Morato se junta a três velhos conhecidos do público brasileiro: o volante Danilo, ex-Palmeiras, o goleiro Carlos Miguel e o zagueiro Murillo, ambos ex-Corinthians. E a julgar pelo início de campanha, o tradicional clube bicampeão europeu tem deixado seus torcedores otimistas para a temporada 2024/25: ainda invicto após três rodadas, o Forest ocupa a nona colocação, com cinco pontos ganhos.
Seu adversário, o Liverpool, tem 100% de aproveitamento até o momento sob o comando do novo técnico Arne Slot, e divide a liderança com o tetracampeão Manchester City.
Ver essa foto no Instagram
"Será um jogo dificílimo, ainda mais sendo em Anfield. Sabemos que o Liverpool é um dos favoritos ao título, ainda não tomou gols e tem jogadores como Alisson, Van Dijk e Salah, que dispensam comentários. Mas ao vir para a Premier League, era justamente esse tipo de desafio que eu queria e que esperava encontrar, e é isso que me motiva a evoluir na carreira", garantiu Morato.
"Em pouco tempo aqui, já vi que temos nossas armas e podemos surpreender nessa temporada", concluiu o brasileiro.
Zagueiro canhoto, Morato foi campeão da Copinha 2019 pelo São Paulo, atuando ao lado de nomes como Rodrigo Nestor, Gabriel Sara e Antony. Com apenas 17 anos na época, chamou a atenção do Benfica, que naquele ano pagou 6 milhões de euros para tê-lo antes mesmo de estrear profissionalmente pelo Tricolor.
Com a camisa do clube português, Morato disputou 105 jogos ao longo das últimas cinco temporadas, foi convocado para a Seleção Brasileira sub-23 e, agora, se prepara para sua nova aventura na Inglaterra.