O Inter Miami irá ocupar a vaga concedida ao time anfitrião, uma tradição do torneio. Com o triunfo, neste sábado, o time levou o título da Supporters' Shield, taça dada à equipe de melhor campanha na temporada regular da MLS.
Após a partida, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, confirmou a classificação do Inter Miami ao Mundial. O clube, ainda, fará o jogo de abertura do torneio, em Miami.
"Todos sabemos o quanto Miami está apaixonada pelo futebol e o quanto o Inter Miami é apoiado em toda a Flórida por seu estilo empolgante de futebol. Parabéns por seu maravilhoso sucesso na Supporters' Shield de 2024. Vocês provaram ser o time mais consistente em campo nos Estados Unidos. Portanto, tenho orgulho de anunciar que, como um dos melhores times do mundo, vocês são justos participantes do novo Mundial de Clubes da Fifa de 2025 como representantes do país sede, os Estados Unidos", disse o dirigente.
This one’s for you, Miami 💗🖤✨ pic.twitter.com/NbQ5Kbpa27
— Inter Miami CF (@InterMiamiCF) October 20, 2024
Confirmada a classificação do Inter Miami, resta agora apenas uma vaga entre os 32 times que disputarão o Mundial de Clubes em 2025. O último classificado virá da Libertadores deste ano, que reúne Atlético-MG, Botafogo, Peñarol e River Plate entre os semifinalistas.
Caso Atlético-MG, Botafogo ou Peñarol vença o torneio, garante a vaga no Mundial. Já se o campeão for o River, que já está classificado ao torneio via ranking da Conmebol, a vaga fica com o Olimpia-PAR. Três clubes brasileiros estão garantidos: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões da América em 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
O Mundial de Clubes, que ganhará um novo formato a partir do próximo ano, contará com 32 times e acontecerá nos Estados Unidos, entre junho e julho de 2025.
Veja os 31 dos 32 clubes já classificados ao Mundial de Clubes de 2025:
- Boca Juniors (Argentina)
- River Plate (Argentina)
- Fluminense (Brasil)
- Flamengo (Brasil)
- Palmeiras (Brasil)
- Auckland City (Nova Zelândia)
- Pachuca (México)
- Club León (México)
- Inter Miami (EUA)
- Seattle Sounders (EUA)
- Monterrey (México)
- RB Salzburg (Áustria)
- Atlético de Madri (Espanha)
- Juventus (Itália)
- Borussia Dortmund (Alemanha)
- Benfica (Portugal)
- Porto (Portugal)
- Internazionale de Milão (Itália)
- Paris Saint-Germain (França)
- Bayern de Munique (Alemanha)
- Manchester City (Inglaterra)
- Real Madrid (Espanha)
- Chelsea (Inglaterra)
- Ulsan (Coreia do Sul)
- Al Ain (Emirados Árabes Unidos)
- Urawa Red Diamonds (Japão)
- Al-Hilal (Arábia Saudita)
- Mamelodi Sundowns (África do Sul)
- ES Tunis Esperance (Tunísia)
- Wydad (Marrocos)
- Al Ahly (Egito)