Com 72 pontos, o PSG amplia para nove pontos a vantagem sobre o Lens (que tem 63), que neste domingo pode perder o segundo lugar na classificação, já que o Marselha (3º, com 61 pontos) está dois pontos atrás e recebe o modesto Troyes (18º).
"Gostaria que pudéssemos nos aproximar, mas obviamente o título irá para o Paris Saint-Germain, não há muita dúvida sobre isso", disse o técnico do Lens, Franck Haise, resignado após o jogo.
Já o discurso do treinador do PSG, Christophe Galtier, é bem diferente. "Não devemos pensar que está acabado", disse ele.
"Precisamos permanecer sérios e determinados para manter nossa liderança e não dar nenhuma esperança para as equipes que nos perseguem", acrescentou
Depois de o Lens ter ficado com dez jogadores devido à expulsão de Salis Abdul Samed aos 19 minutos, o PSG impôs a sua superioridade com gols de Kylian Mbappé (aos 31 minutos), Vitinha (37') e Lionel Messi (40'). O único gol dos visitantes foi marcado de pênalti por Przemyslaw Frankowski (60').
O Paris Saint-Germain perdeu os dois últimos jogos no campeonato no Parque dos Príncipes, contra Rennes e Lyon, o que tornava este jogo contra o Lens, time revelação da temporada, perigoso.
O cartão vermelho para Salid Abdul Samed aos 19 minutos por um pisão em Achraf Hakimi, porém, abriu caminho para o time da capital.
O primeiro gol da partida veio aos 31 minutos, quando Mbappé recebeu na área de costas para a baliza e na virada mandou um chute rasteiro e colocado. A assistência havia sido dada pelo português Vitinha, que marcou o segundo para o PSG aos 37 minutos, em chute de fora da área.
O terceiro veio dos pés de Lionel Messi (40'), que se impôs depois das vaias nos últimos jogos. O tricampeão mundial iniciou uma jogada de ataque com Mbappé, que devolveu de calcanhar para o argentino marcar com um chute cruzado.
No segundo tempo, Frankowski diminuiu para o Lens de pênalti aos 60 minutos.
O placar não se alterou mais e o PSG se aproxima assim de seu décimo primeiro título no campeonato francês.
"É uma vitória importante, é um prazer consegui-la. Aproveitamos bem a vantagem numérica no primeiro tempo, no segundo estávamos um pouco relaxados", admitiu o técnico do PSG, Christophe Galtier.
Na artilharia, Mbappé soma 20 gols e segue como líder isolado, agora com um a mais que o canadense Jonathan David, do Lille, e Alexandre Lacazette, do Lyon.