O lateral-esquerdo Marcos Alonso colocou o Barcelona na frente no início do segundo tempo (50), mas o atacante Marcus Rashford empatou logo depois com um chute colocado (52). O zagueiro Jules Koundé (59) fez contra e deixou o United em vantagem, mas o atacante brasileiro Raphinha marcou o gol de empate (76) no estádio Camp Nou.
"Foi uma partida de alto nível entre dois bons times, bom de assistir. Estou muito feliz com nosso desempenho contra uma grande equipe", disse o técnico do United, Erik Ten Hag, após o jogo.
A pior notícia para o Barça foi a lesão do jovem meia Pedri, que teve de ser substituído por Sergi Roberto (41) após sentir um desconforto na coxa direita.
O jogo acelerou no segundo tempo quando Rashford despertou após os primeiros 45 minutos em que Barça e United alternaram momentos de domínio.
"Competimos contra um adversário de nível espetacular, um dos melhores da Europa", disse o técnico Xavi Hernández em entrevista coletiva após a partida.
Com o apoio da torcida, o Barça manteve a pressão até o final, mas agora terá de buscar a vaga nas oitavas de final da Liga Europa na Inglaterra.
"Podemos vencer. Vamos para Old Trafford lutar e ver o que acontece. É um adversário muito forte, mas hoje estou orgulhoso do time e do empate", alertou Xavi.