Santos sofre no início contra o The Strongest, não consegue empate com um a mais e se complica na Libertadores
Por Redação
Santos, SPOs bolivianos fizeram valer a força na altitude de 3600 metros e abriram 2 a 0 no primeiro tempo, com Reinoso e Willie. O Peixe ficou com um a mais aos 23, na expulsão de Castillo, e diminuiu com um golaço de Felipe Jonatan no segundo tempo, mas não conseguiu o empate.
A derrota complica o Peixe, que fica com seis pontos no Grupo C, agora empatado com o The Strongest. O Boca Juniors (6) receberá o líder Barcelona de Guayaquil (9) na quinta-feira, em La Bombonera.
O Santos precisa vencer o Barcelona no Equador na última rodada para ter chance de avançar às oitavas de final. O The Strongest visitará o Boca em Buenos Aires. As partidas estão marcadas para 26 de maio.
O JOGO
O Santos tentou frear a pressão do The Strongest nos minutos iniciais, mas sucumbiu na altitude. A deficiência no jogo aéreo foi escancarada nos 3600 metros acima do nível do mar.
Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan falharam feio nos dois gols dos bolivianos: o primeiro de Reinoso, aos 15 minutos, e o segundo de Willie, aos 22.
A derrota parecia certa até Castillo ser expulso aos 23. Com um a mais, o Peixe acordou e criou chances, principalmente num cabeceio de Kaio Jorge que passou raspando. Mas ainda foi pouco até o intervalo.
SEGUNDO TEMPO
O Santos mudou tudo para a etapa final. Suspenso, o técnico Fernando Diniz se comunicou com o banco de reservas e orientou duas mexidas: saíram o zagueiro Kaiky e o meia Gabriel Pirani para as entradas dos atacantes Copete e Marcos Leonardo.
O Peixe continuou em cima do The Strongest e diminuiu com um golaço de Felipe Jonatan. O lateral-esquerdo aproveitou rebote de fora da área e encheu o pé aos 19 minutos jogados.
O Alvinegro até esboçou a reação, mas não conseguiu o empate. Os brasileiros cansaram e não conseguiram superar a forte marcação dos donos da casa, que por pouco não ampliaram. O início ruim foi decisivo para a derrota.
FICHA TÉCNICA
THE STRONGEST (BOL) 2 x 1 SANTOS
Data: 18 de maio de 2021 (terça-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Estádio: Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Árbitro: Diego Haro (PER)
Cartões amarelos: The Strongest: Castillo e Valverde. Santos: Jean Mota, Kaio Jorge, Copete e Pará
Cartão vermelho: The Strongest: Castillo
GOLS:
The Strongest: Reynoso e Willie, aos 15 e 22 minutos do 1T.
Santos: Felipe Jonatan, aos 19 minutos do 2T.
The Strongest: Daniel Vaca; Valverde, Gonzalo Castillo e Martelli; Torres, Gómez, Vaca e Sagredo (Bejarano); Reinoso, Willie (Arrascaita) e Blackburn (Sagredo)
Técnico: Gustavo Florentín
Santos: João Paulo, Pará (Madson), Kaiky (Copete), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Gabriel Pirani (Marcos Leonardo) e Jean Mota (Ivonei); Ângelo (Allanzinho), Lucas Braga e Kaio Jorge
Técnico: Fernando Diniz