Agora, o Barça enfrenta o Real Madrid, nesse domingo, na final do torneio. A bola vai rolar às (de Brasília), no Estádio Internacional Rei Fahd, na cidade de Riad, na Arábia Saudita.
Do outro lado, o Betis volta a campo para enfrentar o Osasuna, na próxima quarta-feira, no Estádio Benito Villamarín. Pelo Campeonato Espanhol, a equipe encara o Espanyol, pela 17ª rodada da Liga Nacional, no dia 22, no Estádio Cornellà-El Prat. Nesse momento, o time está na quarta posição, com 28 pontos, um de vantagem para o primeiro fora da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões, Atlético de Madrid.
' href='https://static.gazetaesportiva.com/uploads/imagem/2023/01/12/000_336Y3PK-1024x683.jpg' data-thumb='https://static.gazetaesportiva.com/uploads/imagem/2023/01/12/000_336Y3PK-1024x683.jpg'>
O jogo
No início da partida, o Barcelona estava melhor. Raphinha evitou a saída da bola e passou para Robert Lewandowski, mas o camisa nove furou. Na sequência, Dembélé deu bom passe para o polonês, mas o centroavante, novamente, perdeu a oportunidade.
Ainda no começo da primeira etapa, o Betis teve a sua primeira chance de gol. Fekir aproveitou o erro de Kondé e driblou Ter Stegen, mas Ronald Araújo cortou no último instante. Pouco tempo depois, Pedri balançou as redes, mas o VAR marcou impedimento.
Aos 31 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, Pezzella testou e obrigou o goleiro do Barcelona a praticar um milagre. Pouco tempo depois, Luiz Henrique fez boa jogada, cruzou e, após a bola ter passado por todo mundo, Sergi Roberto fez corte primordial.
No final do primeiro tempo, o Barça conseguiu tirar o zero do placar. Lewandowski bateu cruzado e no rebote apenas empurrou para o fundo do gol. Antes do fim da etapa inicial, Luiz Henrique finalizou no contrapé de Ter Stegen, porém, o arqueiro fez outra grande defesa.
Com a desvantagem, o Betis subiu as linhas de marcação e, com isso, deixava espaços na defesa. Os comandados de Xavi tiveram a chance de ampliar a vantagem. Jordi Alba cruzou , mas ninguém completou para o fundo do gol.
Aos 17 minutos na segunda etapa, Raphinha faz boa jogada e Dembélé, o francês domina e chuta para fora. Posteriormente, Fekir arriscou, mas acabou isolando a bola. Na sequência, o camisa 10 recebeu de Luis Henrique, chutou de primeira e igualou o marcador.
Com o empate, as equipes se lançaram para o ataque. Lewandowski chegou a marcar o seu segundo gol, mas o VAR assinalou impedimento. Pouco tempo depois, após bate e rebate na área, Juanmi chutou e Ter Stegen defendeu de perna direita.
Posteriormente, foi a vez de Bravo impedir que a partida fosse para a prorrogação, no chute de Ansu Fati. Na sequência, o espanhol perdeu outra oportunidade clara.
⏸ Fim do tempo regulamentar. Vamos para a prorrogação!
1️⃣ REAL BETIS (Fekir)
1️⃣ FC BARCELONA (@lewy_official)#BetisBarça pic.twitter.com/WxyL4jx88W
— FC Barcelona (@fcbarcelona_br) January 12, 2023
Tempo extra
No começo da prorrogação, o Barcelona retomou a vantagem no placar. Após cobrança de escanteio, William Carvalho afastou, Ansu Fati acertou um voleio e marcou um golaço. Pouco tempo depois, Luis Henrique fez boa jogada e passou para Morón, que tocou de letra para empatar a partida.
Com a intensidade da partida, as equipes não conseguiam criar oportunidades claras de gol. Assim, o jogo se encaminhou para a decisão nos pênaltis. Porém, no final do tempo extra, o Barcelona quase marcou com Ferrán Torres, mas Bravo fez uma grande defesa. Aos 14 minutos, Andrés Guardado foi expulso, após entrada forte.
📍 Fim da prorrogação. A decisão será nos pênaltis!
2️⃣ REAL BETIS (Fekir e Loren)
2️⃣ FC BARCELONA (@lewy_official e @ANSUFATI) #BetisBarça pic.twitter.com/J2qUbpyDee
— FC Barcelona (@fcbarcelona_br) January 12, 2023
Pênaltis
Nas penalidades máximas, o Barcelona levou a melhor. Lewandowski, Kessié, Ansu Fati e Pedri fizeram. Do outro lado, Willian José e Móron, até marcaram, mas Juanmi e William Carvalho perderam.