O Barcelona dominou as ações do confronto desde o começo do jogo, mas a melhor chance de gol no primeiro tempo foi da equipe de Bilbao. Após cobrança de escanteio, Iñaki Williams aproveitou o desvio e empurrou a bola para o fundo do gol. Mas a jogada foi anulada pelo impedimento do camisa 9.
Na segunda etapa, mais pressão do Barça. O goleiro Simón e a defesa do Athletic foram os grandes responsáveis por impedir o gol do time catalão. A melhor oportunidade da equipe de Quique Setién surgiu aos 24 minutos, quando Sergi Roberto recebeu grande lançamento de Arthur e tocou para Griezmann, que estava livre no meio da área. O francês, no entanto, chutou no meio da meta de Simón, que fez a defesa.
A grande surpresa apareceu no final da partida. Nos acréscimos, Ibai Gomez cruzou e Iñaki Williams desviou de cabeça para classificar o Athletic Bilbao para a semifinal da Copa do Rei. Festa do time da casa no Estádio San Mamés Barria.
O Athletic Bilbao agora espera o sorteio para saber se enfrenta a Real Sociedad, o Granada ou o Mirandés na próxima fase da competição. É a primeira vez desde a temporada 2009/2010 que Barcelona ou Real Madrid não se encontram nas semifinais da Copa do Rei.