A organização conjunta entre cinco países diferentes não permite que cada um deles tenha vaga garantida, como é o caso da Alemanha em 2024, por exemplo. No entanto, a Uefa propôs repescar duas das cinco seleções caso não consigam se classificar.
"Do nosso ponto de vista, é bom participar das Eliminatórias e queremos que todos (os cinco anfitriões) participem", disse Bullingham à Sky Sports.
Segundo o dirigente, "isso sempre fez parte das nossas conversas com os outros países e com a Uefa, para participarmos das Eliminatórias. Achamos que, com o novo formato do futebol europeu, é a coisa certa a fazer".
🇬🇧 🇮🇪 #EURO2028 & 🇮🇹 🇹🇷 #EURO2032
UK & Ireland
"Our vision is to develop football, increase participation, and grow a more diverse and inclusive game."
Italy & Turkey
"We will work intensively with a big passion and commitment to offer the ultimate EURO experience to fans."
⬇️
— UEFA (@UEFA) October 10, 2023
A imprensa britânica já havia revelado esse desejo antes do anúncio dos países-sede da Euro 2028, explicando que a Inglaterra quer ter adversários de alto nível ao longo das Eliminatórias, o que seria melhor do que disputar amistosos.
Desde 1984, a seleção inglesa só não se classificou para a Euro uma vez, na edição de 2008, com 16 equipes. Para os outros países, o retrospecto é mais complicado, como é o caso da Irlanda do Norte (apenas uma participação) e do País de Gales, cujas únicas duas aparições aconteceram no formato com 24 equipes.
A Euro 2028 será realizada em seis estádios na Inglaterra, além de Belfast, Dublin, Glasgow e Cardiff.
Thank you, Eden 🖤💛❤️ @hazardeden10 pic.twitter.com/6tkKHwGml4
— UEFA (@UEFA) October 10, 2023