O zagueiro Merih Demiral abriu o placar para os turcos logo aos 57 segundos e aumentou a vantagem no segundo tempo (59') aproveitando lances de bola parada.
Os austríacos diminuíram com um gol de Michael Gregoritsch (66') e lutaram até o fim pelo gol de empate numa partida dramática. Mas o placar permaneceu ialterado e a Turquia avançou às quartas de final pela primeira vez desde a Euro-2008.
"Mostramos o nosso espírito de equipe até o último minuto", comemorou o técnico da Turquia Vincenzo Montella. "Estou muito feliz por dar esta alegria aos turcos radicados aqui (na Alemanha), em casa (Turquia) e em todo o mundo".
Embora o resultado não seja uma 'zebra', é uma das surpresas deste Eurocopa, depois da grande campanha da Áustria na fase de grupos, que acreditou no empate após o gol de Gregoritsch.
"Não acredito que vamos voltar para casa hoje. Achávamos que íamos continuar a nossa jornada", lamentou o técnico austríaco, Ralf Rangnick. "Não aproveitamos suficientemente as oportunidades e não defendemos bem as jogadas de bola parada deles".