Com o resultado, a seleção inglesa avançou como líder da sua chave, com nove pontos e 100% de aproveitamento. As comandadas pela técnica Sarina Wiegman vão enfrentar a Nigéria nas oitavas de final do Mundial na próxima segunda-feira, às 4h30 (de Brasília), no Brisbane Stadium. As chinesas, por sua vez, ficaram de fora do mata-mata pela primeira vez na sua história.
Relentless 😤
We're through to the #FIFAWWC knockout stages as Group D winners! pic.twitter.com/ua6vdcmTOE
— Lionesses (@Lionesses) August 1, 2023
Como esperado, a Inglaterra começou com as principais ações ofensivas da partida e, com isso, abriu o placar aos quatro minutos. A atacante Alessia Russo, após bate-rebate na área, finalizou no cantinho e venceu a goleira Zhu Yu. Mesmo com a vantagem, as inglesas seguiram mantendo a posse de bola e dominando a partida com marcação alta, o que sufocou os chinesas.
E a vantagem no placar cresceu aos 26 minutos. Após roubada de bola no meio-campo, Lauren James fez linda enfiada para Hemp, que foi fria e deslocou a arqueira adversária. Aos 32, Lucy Bronze, que jogou como ala e fez ótimo apoio ao ataque, acertou a trave e, no rebote, mandou para fora. Ainda no primeiro tempo, James fez belo gol após jogada ensaiada a cobrança de falta: 3 a 0. Ela ainda teve uma bola a rede anulada por impedimento.
Com pouco mais de sete minutos da segunda etapa, a China se lançou ao ataque e criou sua primeira oportunidade de gol, desperdiçada pela atacante Lou Jiahui. Então, as chinesas conseguiram diminuir a vantagem com gol de pênalti anotado por Wang Shuang. Desde então, o jogo ficou aberto pela primeira vez, o que durou apenas alguns minutos.
A Inglaterra voltou a marcar com Lauren James, aos 20 minutos, que marcou um golaço batendo de primeira após cruzamento certeiro de Jess Carter. O quinto gol aconteceu logo depois, após a goleira Zhu Yu sair errado e deixar o gol livre para Chloe Kelly. Por fim, aos 38, a camisa 9 Daly fechou a goleada com belo arremate de voleio.
Dinamarca vence o Haiti e também se classifica
No outro confronto do Grupo D, a Dinamarca fez a lição de casa ao vencer o Haiti por 2 a 0 e ficou com a segunda vaga. A equipe dinamarquesa ainda teve dois três anulados, mas que não interferiram na vitória.
Os gols marcados pela craque Pernille Harder e por Sanne asseguraram a vice-colocação e a classificação da Dinamarca, que vai enfrentar a Austrália nas oitavas de final da Copa do Mundo feminina. A partida está marcada para segunda-feira que vem, às 7 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico de Londres.