O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Pedro, de voleio, aos 11 do segundo tempo.
O Flamengo vai enfrentar na disputa por uma vaga na final o vencedor do duelo entre São Paulo e América-MG. No jogo de ida, no Morumbi, deu São Paulo 1 a 0. O jogo de volta será nesta quinta-feira, no Independência, em Belo Horizonte.
Primeiro tempo tenso e poucas chances de gol
A etapa inicial na Arena da Baixada foi equilibrada. O Athletico adotou uma postura diferente daquela do jogo de ida no Maracanã e procurou marcar mais a saída de bola e dificultar a vida do Flamengo. Com muita movimentação e a recomposição bem executada, além de muitas faltas, o Furacão conseguiu bloquear as ações do adversário.
O Flamengo tinha dificuldades na criação de jogadas tanto pelo meio como pelos lados do campo. Mas o time começou a se acertar em campo a partir dos 35 minutos e teve as melhores chances do primeiro tempo.
Aos 38, Gabigol recebe na direita e levanta na área. Na altura da marca do pênalti, Arrascaeta e Pedro estavam sem marcação, mas o uruguaio não conseguiu bom cabeceio e perdeu a chance.
Três minutos depois, Rodinei se infiltrou pelo meio e tocou para Arrascaeta que deu de primeira para Gabigol. O camisa nove arriscou de fora da área e Bento teve de se esticar para espalmar para a linha de fundo.
Flamengo cresce e fica com a vaga
O esforço do primeiro tempo cobrou seu preço e o Furacão não voltou com o mesmo ímpeto. O Fla, que já era melhor desde o final da etapa inicial, passou a dominar as ações ofensivas e a espremer o Athletico em seu campo.
Depois de quase abrir o placar num chute de Arrascaeta, aos 10, que Bento defendeu, o gol do Mais Querido saiu no minuto seguinte. E foi um golaço. Bola de pé em pé até que Rodinei avançou pela direita e cruzou para Pedro acertar de voleio e abrir o placar.
O Athletico foi para cima e passou a pressionar o Flamengo em busca do empate, mas deixava a retaguarda aberta. Aos 29, Gabigol perdeu a chance de matar o jogo ao desperdiçar uma chance incrível. Pedro fez grande jogada, entrou na área e tocou para o camisa nove só completar para o gol, mas ele acertou a trave.
No final deu Flamengo, que soube suportar a pressão e administrar a vantagem no placar.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 0 X 1 FLAMENGO-RJ
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: Quarta-feira, 17 de agosto de 2022
Horário: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP-Fifa) e Neuza Inês Back (SP-Fifa)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP/VAR-Fifa)
Cartões amarelos: Terans, Hugo Moura, Fernandinho, Pedro Henrique (CAP); João Gomes (Fla)
Público: 39.360 presentes
Gol:
FLAMENGO: Pedro, aos 11 min do 2º tempo
ATHLETICO-PR: Bento, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Matheus Felipe (Cuello); Khellven, Erick, Hugo Moura (Vitor Bueno), Fernandinho e Abner; Terans (Vitinho) e Pablo
Técnico: Luiz Felipe Scolari
FLAMENGO: Santos, Rodinei, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luis; João Gomes, Arturo Vidal (Victor Hugo) e Everton Ribeiro (Pablo); Arrascaeta (Diego Ribas), Pedro (Lázaro) e Gabigol (Everton)
Técnico: Dorival Jr.