Em edições passadas, as equipes se encontram outras três vezes, em seis jogos, no total, de mata-matas, com duas vitórias do Timão, três do Rubro-Negro e um empate, culminando com duas classificações cariocas e uma paulista.
A primeira sequência aconteceu na Copa do Brasil de 1989, pelas quartas de final, com uma vitória por 2 a 0 para o Fla, com gols marcados por Zinho e Nando Pinho, no Maraca.
Na volta, no Pacaembu, o Timão fez 4 a 2 com Neto (dois), Giba e Eduardo Lobinho, mas Zico e Júnior descontaram. Assim, o Rubro-Negro avançou.
🦅 Adversários na grande #FinalCopaDoBrasil, @Corinthians e @Flamengo já se enfrentaram 3️⃣ vezes na minha história, com o Rubro-Negro levando a melhor em 2️⃣ oportunidades! 🔴⚫
🧐 Quem vai comemorar nesta temporada: a Fiel ou a Nação?#CopaIntelbrasDoBrasil pic.twitter.com/95YONVZ07H
— Copa Intelbras do Brasil (@CopadoBrasil) October 11, 2022
Já o segundo mata-mata foi em 2018, pelas semifinais. O primeiro jogo acabou empatado sem gols no Rio, enquanto, em São Paulo, Danilo Avelar e Pedrinho garantiram o placar por 2 a 1 - Henrique fez contra.
Por fim, em 2019, as equipes voltaram a se encontrar na competição, nas oitavas de final, com duas vitórias por 1 a 0, primeiro com gol de Arão e, depois, de Rodrigo Caio.
Esta, portanto, será a primeira final entre Corinthians e Flamengo na história da Copa do Brasil. O primeiro jogo será nesta quarta, na Neo Química Arena, enquanto a volta acontecerá quarta que vem, no Maracanã. Ambos os duelos serão às 21h45 (de Brasília).