Real Madrid e Liverpool decidem neste sábado, às 15h45 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico, em Kiev, na Ucrânia, o título da Liga dos Campeões da Europa. Atuais bicampeões, os merengues vão em busca do 13º título de sua história, se fortalecendo como grande força do continente na década. Já os ingleses querem o sexto caneco e a volta de dias de glórias em termos continentais.
O Real Madrid eliminou gigantes pelo caminho, como a Juventus, e nas semifinais o Bayern de Munique, de quem venceu por 2 a 1 na Alemanha e segurou o 2 a 2 na Espanha. O Liverpool despachou outra surpresa, a Roma, nas semifinais, ganhando por 5 a 2 na Inglaterra e perdendo por 4 a 2 na Itália.
Experiente em finais, o francês Zinedine Zidane, comandante do Real Madrid, espera muitas dificuldades. "Vai ser uma das decisões mais complicadas, pois o Liverpool tem um time muito eficiente e que joga com intensidade os noventa minutos", afirmou, antes de completar.
"Espero o nosso jogo mais complicado em termos de Liga dos Campeões falando de uma história recente. Porém, já demonstramos ter grande capacidade de lidarmos com este tipo de realidade e por isso mesmo confio no potencial de meu grupo", concluiu.
O alemão Jürgen Klopp, comandante do Liverpool, sonha alto.
"Acredito que se colocarmos em prática aquilo que conseguimos fazer em nossos melhores jogos nesta Liga dos Campeões da Europa temos boas condições de brigarmos fortes pelo título", projetou Klopp, que ainda ressaltou o retrospecto dos Reds nesta edição da Champions.
"Goleamos a Roma por cinco a dois, o Manchester City por três a zero e sempre jogando em grande nível. Fácil contra o Real Madrid nunca será, mas podemos confiar em um jogo muito disputado", relembrou.
A principal aposta do Real Madrid está mais uma vez nos pés de Cristiano Ronaldo, artilheiro do torneio com 15 gols. Já o Liverpool tem como ponto forte o trio ofensivo composto pelo astro egípcio Mohamed Salah, pelo brasileiro Roberto Firmino e pelo senegalês Sadio Mané.
Em termos de escalação, o Real Madrid tem uma dúvida na lateral direita onde Dani Carvajal, que se recuperou de lesão na perna direita, ainda não provou ter ritmo de jogo. Se ele ficar de fora, o meia-atacante Lucas Vázquez segue improvisado. O Liverpool vai manter a base que vem atuando.
O Real Madrid foi campeão nas edições de 1955–56, 1956–57, 1957–58, 1958–59, 1959–60, 1965–66, 1997–98, 1999–00, 2001–02, 2013–14, 2015–16 e 2016–17. O Liverpool ganhou em 1976–77, 1977–78, 1980–81, 1983–84 e 2004–05. Caso a partida deste sábado termine empatada no tempo regulamentar, acontecerá uma prorrogação de trinta minutos. Persistindo a igualdade, o classificado será conhecido nas cobranças de pênaltis.
Confira as matérias produzidas pela Gazeta Esportiva sobre a final da Liga dos Campeões:
Desde o último título europeu do Liverpool, Real Madrid faturou três
Relembre os caminhos de Real e Liverpool até a final da Liga dos Campeões
Marcelo, Casemiro e Firmino representam o Brasil na final da Liga dos Campeões
Final da Liga dos Campeões não terá campeões nacionais
Cara a cara: Conheça os 11 titulares de Real Madrid e Liverpool
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID-ESP X LIVERPOOL-ING
Local: Estádio Olímpico, em Kiev (Ucrânia)
Data: 26 de maio de 2018, sábado
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Milovan Ristic (Sérvia)
REAL MADRID: Keylor Navas; Dani Carvajal, Sergio Ramos, Raphaël Varane e Marcelo; Casemiro, Toni Kroos e Luka Modric; Bale (Isco), Cristiano Ronaldo e Karim Benzema
Técnico: Zinedine Zidane
LIVERPOOL: Karius; Alexander-Arnold, Dejan Lovren, Van Dijk e Andy Robertson; Jordan Henderson, James Milner e Wijnaldum; Salah, Roberto Firmino e Sadio Mané
Técnico: Jürgen Klopp