Pressionado após os insucessos na Supercopa do Brasil, no Mundial de Clubes e na Recopa Sul-Americana, o técnico Vítor Pereira pode enfim ganhar seu primeiro título pelo Flamengo. O comandante bancou o esquema com três zagueiros e apostou em uma escalação surpreendente. O Rubro-Negro cresceu no segundo tempo, especialmente após as mexidas do português, e está em vantagem na final do Carioca.
Antes do segundo jogo da final, marcado para as 18h (de Brasília) do próximo domingo, novamente no Maracanã, Flamengo e Fluminense estreiam na Copa Libertadores. Atual campeão, o Rubro-Negro visita o equatoriano Aucas às 19 horas desta quarta-feira, pelo Grupo A. Já o Flu visita o Sporting Cristal, do Peru, também na quarta, às 21h30, pelo Grupo D.
O Fla-Flu
O técnico Vítor Pereira surpreendeu na escalação do Flamengo. Sem Arrascaeta, lesionado, ele optou pelo jovem Matheus França. Gabigol, que fez reequilíbrio muscular no início da preparação rubro-negra para a final, começou no banco. Everton Cebolinha foi titular. Outra novidade foi o retorno de Léo Pereira à zaga. Já Fernando Diniz repetiu o time do Fluminense que atropelou o Volta Redonda no segundo jogo da semifinal.
O primeiro lance de perigo foi rubro-negro. Aos 5 minutos, Everton Cebolinha recebeu pela esquerda, levou para o meio e chutou de fora da área. A bola saiu à direita de Fábio. O Fluminense respondeu aos 10 minutos. Gerson errou passe e Arias invadiu a área, mas parou em Santos, que fez grande defesa. No rebote, o meia-atacante chutou por cima.
Aos 18, David Luiz arriscou da intermediária e Fábio mandou para escanteio. O Fla pressionou aos 29 minutos. Após bate e rebate na área, a bola sobrou para Pedro. Ele finalizou e Fábio defendeu. Cinco minutos depois, o Flu desceu pela esquerda. A bola ficou com Martinelli, que chutou para defesa de Santos.
O Flamengo conseguiu duas boas chegadas na reta final do primeiro tempo. Aos 43, Ayrton Lucas avançou pela esquerda e cruzou. Cebolinha não conseguiu completar como gostaria e a zaga cortou. Depois, aos 46, Ayrton Lucas lançou para Matheus França. O jovem invadiu a área, mas André foi preciso na cobertura e bloqueou a finalização.
Fernando Diniz fez uma mudança no Fluminense logo no intervalo, colocando Gabriel Pirani no lugar de Keno. O Flamengo abriu o placar aos 5 minutos. Após bola longa, Matheus França, na direita, acionou Pedro. Ele ajeitou para Cebolinha, que serviu Ayrton Lucas. O lateral esquerdo bateu no canto e fez 1 a 0. Aos 8, Ganso cobrou falta e Santos mandou para escanteio.
Vítor Pereira, aos 19 minutos, fez quatro substituições de uma vez. Ele colocou Filipe Luís, Everton Ribeiro, Gabigol e Vidal. Saíram Léo Pereira, Matheus França, Everton Cebolinha e Thiago Maia. Já Diniz tornou o Fluminense mais ofensivo ao colocar Lima no lugar de David Braz. André foi para a zaga.
O Flamengo ampliou aos 22 minutos. Ayrton Lucas fez grande jogada pela esquerda e cruzou para a área. Pedro finalizou de primeira e fez 2 a 0. O Fluminense ficou com um jogador a menos aos 24 minutos da etapa final, quando Samuel Xavier pisou no tornozelo de Ayrton Lucas e levou o vermelho diretamente. Diniz reclamou e também foi expulso.
O Fluminense se recompôs com Vitor Mendes e Guga. Saíram Gabriel Pirani e Ganso. Aos 32, após jogada ensaiada, David Luiz cabeceou, mas parou em grande defesa de Fábio. O Flu, aos 44 minutos, teve chance para diminuir. Contudo, Guga chutou por cima.
FIMMMMMMMMMMMMMMMMM DE PAPO NO MARACANÃ! O MENGÃO VENCE O FLUMINENSE POR 2 A 0 COM GOLS DE AYRTON LUCAS E PEDRO NO JOGO DE IDA DA FINAL DO CARIOCA! DOMINGO (DIA 9) TEM O JOGO DE VOLTA!#CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/7jEvmTvsjQ
— Flamengo (@Flamengo) April 2, 2023
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 0 FLUMINENSE
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 01/04/2023, sábado
Horário: 20h30 (de Brasília)
Público: 60.254 pagantes / 65.234 presentes
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Ganso, Pedro Rangel e André (Fluminense) e Thiago Maia, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Flamengo)
Cartão vermelho: Samuel Xavier (Fluminense)
Gols:
Flamengo: Ayrton Lucas, aos 5' do 2ºT, e Pedro, aos 22' do 2ºT
FLAMENGO: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira (Filipe Luís); Varela, Thiago Maia (Vidal), Gerson (Matheus Gonçalves), Matheus França (Everton Ribeiro) e Ayrton Lucas; Everton Cebolinha (Gabigol) e Pedro. Técnico: Vítor Pereira.
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz (Lima) e Alexsander; André, Martinelli (Felipe Melo) e Ganso (Guga); Arias, Keno (Gabriel Pirani e depois Vitor Mendes) e Cano.
Técnico: Fernando Diniz.