Os paraenses poderiam assumir a liderança provisória, mas ficam sem segunda lugar, com 11 pontos. Assim, o Vila Nova, dono da ponta com 12 pontos, pode abrir ainda mais vantagem. Além disso, Fortaleza, CSA e Figueirense ainda podem ultrapassar o Paysandu até o fim da rodada.
A situação do Juventude é bem diferente. Os gaúchos necessitam de vitórias para fugir da zona de rebaixamento, mas o empate nessa sexta teve um sabor especial pelo fato do técnico Julinho Camargo ter escalado o time sem nove titulares para dar prioridade à final da Copa Verde, marcada para a próxima semana. Por ora, o clube é o 15º, com cinco pontos.
Nem a boa fase nem os desfalques dos mandantes fizeram o Papão se sobressair no primeiro tempo. Ainda assim, os visitantes abriram o placar aos 42 minutos com Thomaz, em contra-ataque mortal.
Tudo parecia caminhar para uma vitória fora de casa, até que Alan Calbergue levou o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho. Com um jogador a menos, o Paysandu sentiu.
E menos de cinco minutos depois, o Papão pagou o preço pela entrada imprudente de seu meia. Yuri Mamute não perdoou sobra de bola dentro da área e deixou tudo igual.
Agora, para recuperar o ânimo depois desse empate frustrante, o Paysandu enfrentará o São Bento, em Belém, no próximo sábado. Já o Juventude, necessitando vencer, vai pegar o Criciúma, na terça-feira.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 1 X 1 PAYSANDU
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 11 de maio de 2018, sexta-feira
Horário: 19h15 (Brasília)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (CBF-MG)
Assistentes: Marcio Eustaquio Sousa Santiago (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Cartões amarelos: Bonfim, Pará, Matheus Bertotto, Caio Rangel, Bruno Ribeiro, Leandro Lima (Juv); Matheus Silva, Douglas Mendes, Renato Augusto, Alan Calbergue (2), Renan Gorne (Pay)
Cartão vermelho: Alan Calbergue (Pay)
GOLS:
Juventude: Yuri Mamute, aos 36 minutos do 2T
Paysandu: Thomaz, aos 42 minutos do 1T
JUVENTUDE: Matheus Cavichioli; César Martins (Leandro Lima), Bonfim, Fred e Pará; Matheus Bertotto, Jair, Choco e Fellipe Mateus (Tony); Yuri Mamute e Caio Rangel (Ricardo Jesus)
Técnico: Julinho Camargo
PAYSANDU: Renan Rocha; Matheus Silva, Edimar, Douglas Mendes e Matheus Muller; Cáceres (Willyam), Renato Augusto, Alan Calbergue e Thomaz (Dionathã); Claudinho (Magno) e Renan Gorne
Técnico: Dado Cavalcanti