O Z4 tem, após o encerramento da 10ª rodada, Vasco e Corinthians, ambos com 7 pontos, além de Grêmio e Fluminense, com seis pontos. O time gaúcho ainda traz uma esperança de melhora, pois está com dois jogos a menos em função dos adiamentos referentes à tragédia climática no Rio Grande do Sul no mês de maio.
Juntos, essas equipes carregam uma força indiscutível. Vasco, Corinthians, Grêmio e Fluminense somam 6 títulos da Libertadores da América e outros 17 do Brasileirão.
O caso mais surpreendente é do Fluminense. Em 2023, o time carioca desfrutou de uma temporada fantástica, com a conquista do título da Libertadores e a disputa da final do Mundial de clubes. Em 2024, ainda venceu a Recopa Sul-Americana. No entanto, o nível em campo caiu assustadoramente sob o comando do técnico Fernando Diniz.
Vasco e Corinthians amargam, em contrapartida, problemas há algum tempo. Tanto dentro, como fora de campo, no setor administrativo. Os cariocas passam por uma disputa ligada à SAF e a 777 Partners, enquanto os paulistas apresentam diversas polêmicas em relação à administração do presidente Augusto Melo, que assumiu o clube em 2024. O reflexo aparece em campo, com elencos muito questionáveis na parte técnica.
O Grêmio sofreu uma queda terrível de rendimento justamente após o tragédia no Rio Grande do Sul. Não ganhou nenhum ponto no Brasileirão desde o retorno aos jogos e ainda sofre com o fato de não poder atuar em sua arena. Nesta semana, o técnico Renato Gaúcho garantiu que a equipe irá mudar esse panorama negativo.
Fica a expectativa sobre a reação dessas equipes no Brasileirão já na próxima rodada. Duas delas jogarão clássicos no final de semana: o Fluminense contra o Flamengo, enquanto o Grêmio enfrenta o Internacional. O Vasco atua em São Januário contra o São Paulo. Por fim, o Corinthians visita o Athletico-PR, um dos times em ascensão na competição.