Com o resultado, o Vitória segue sem vencer no torneio nacional. O Rubro-Negro baiano aparece na 16ª posição, com apenas um ponto conquistado, enquanto o Bahia chegou aos quatro pontos e pulou para a nona colocação na tabela.
Os dois clubes, agora, terão focos distintos. O Vitória segue de olho no Brasileirão e enfrentará o Cruzeiro na quarta rodada. A bola rola neste domingo (28), às 16 horas (de Brasília), no Mineirão.
O Bahia, por sua vez, retoma a disputa da Copa do Nordeste. Pela semifinal, os comandados de Rogério Ceni recebem o CRB. O confronto está marcado para esta quarta-feira, na Arena Fonte Nova, com horário a ser confirmado pela CBF.
O jogo
Logo aos cinco minutos de jogo, o Bahia teve sua primeira chegada. Luciano Juba tocou para Ademir na intermediária. O camisa 7 decidiu arriscar e chutou forte. A bola, porém, passou perto da trave direita do gol defendido por Lucas Arcanjo e foi para fora.
No entanto, quem abriu o placar foi o Vitória. Aos 19 minutos, após cruzamento de Zeca para dentro da área, Matheusinho subiu mais alto que a zaga do Bahia e cabeceou, mas Marcos Felipe espalmou. No rebote, o próprio camisa 30 conseguiu completar para o fundo do gol.
O Bahia respondeu levando perigo ao gol rubro-negro aos 24 minutos. Luciano Juba cobrou falta para dentro da área e Gabriel Xavier cabeceou para o gol, mas o goleiro Lucas Arcanjo fez a defesa tranquilo.
Dois minutos depois, porém, o Vitória quase aumentou a vantagem. Matheusinho recuperou, cortou a zaga e bateu da entrada da grande área. Marcos Felipe novamente deu rebote e, na sobra, Léo Naldi chutou. O goleiro do Bahia se recuperou rápido e defendeu novamente, mandando para escanteio.
Já no fim do primeiro tempo, o Bahia quase deixou tudo igual. Caio Alexandre bateu de fora da área e o goleiro Lucas Arcanjo deu rebote. Na sobra, Ademir, que já estava impedido, completou para o gol, mas o arqueiro fez grande defesa novamente.
GOOOOOOOOOOL DO LEÃOOOOOOOO!!!!! O MENOR DOS MATHEUS ABRE O PLACAR PARA O RUBRO-NEGRO!!!!! ❤️🖤🦁#PegaLeão #PorNossaHistória #Brasileirão2024 pic.twitter.com/quAWOZLEik
— EC Vitória (@ECVitoria) April 21, 2024
No segundo tempo, foi o Vitória quem tomou iniciativa. Mateus Gonçalves fez lindo lançamento para Osvaldo. Sozinho, o camisa 11 teve tempo de dominar e finalizar no gol, mas o goleiro Marcos Felipe defendeu.
Foi aos 11 minutos da etapa final que o Rubro-Negro baiano ampliou a vantagem no placar. Matheusinho cobrou escanteio fechado e Wagner Leonardo se antecipou à defesa do Tricolor de Aço para balançar as redes: 2 a 0.
Mas o Bahia não se entregou e descontou aos 23 minutos. Após bate e rebate, a bola sobrou com Thaciano dentro da área. O atacante bateu de cavadinha na saída do goleiro e a bola atingiu o travessão. No rebote, Biel apenas teve o trabalho de completar para o fundo do gol. Minutos depois, o Tricolor de Aço acertou em cheio a trave do Vitória.
E foi aos 26 minutos que o Bahia deixou tudo igual ao pressionar o rival. Thaciano tocou para Everaldo na entrada da área e o camisa 9 acertou um lindo chute forte. A bola ainda bateu no travessão antes de acabar dentro do gol. Foi assim que Bahia e Vitória empataram no quinto Ba-Vi do ano.
🏁FIM DE JOGO! Bahia busca empate no segundo tempo: 2 a 2.#VITxBAH #PaixãoQueVibra #BBMP pic.twitter.com/cHvmrfRnQq
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) April 21, 2024
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 2 X 2 BAHIA
Data: 21 de abril de 2024, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Var-Fifa-SP)
GOLS: Matheusinho, aos 19' do 1ºT; Wagner Leonardo, aos 11' do 2ºT (Vitória) / Biel, aos 23' do 2ºT; Everaldo, aos 26' do 2ºT (Bahia)
Cartões amarelos: Léo Naldi, aos 22' do 1ºT; Matheusinho, aos 41' do 1ºT; Zeca, aos 20' do 2ºT (Vitória) / Santiago Arias, aos 3' do 2ºT; Victor Cuesta, aos 5' do 2ºT; Carlos de Pena, aos 47' do 2ºT (Bahia)
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Zeca (Willean Lepo), Bruno Uvini, Wagner e Lucas Esteves; Rodrigo Andrade (Luan Santos), Willian e Léo Naldi (Mateus Gonçalves); Matheusinho, Osvaldo (Iury Castilho) e Alerrandro (Luiz Adriano).
Técnico: Leonardo Condé
BAHIA: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Victor Cuesta (Rezende) e Luciano Juba; Jean Lucas, Caio Alexandre (Carlos de Pena), Everton Ribeiro (Everaldo), Cauly e Ademir (Biel); Thaciano (Estupiñán).
Técnico: Rogério Ceni