Santos estreia no Brasileirão com derrota para o Grêmio e Soteldo expulso - Gazeta Esportiva
Santos estreia no Brasileirão com derrota para o Grêmio e Soteldo expulso

Santos estreia no Brasileirão com derrota para o Grêmio e Soteldo expulso

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/04/2023 às 20:31 • Atualizado: 16/04/2023 às 22:00

São Paulo, SP

O Santos estreou com derrota no Campeonato Brasileiro de 2023. O Peixe foi até o Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, mas foi superado pelo Grêmio, por 1 a 0, na primeira rodada da competição.

A equipe comandada por Odair Hellmann conteve o Tricolor em boa parte do primeiro tempo, mas viu o adversário abrir o placar por meio do lateral João Pedro. O astro Luis Suárez chegou a isolar um pênalti na etapa final, o que recolocou o time alvinegro na partida.

Mesmo assim, a equipe não fez o suficiente para buscar o empate. Para piorar, o meia-atacante Soteldo, que retornou à equipe, foi expulso e dificultou ainda mais o trabalho do Peixe. O atacante Lucas Barbosa também deixou o campo com dores no tornozelo e é outra preocupação.




Assim, o Santos começa o Brasileirão no 17º lugar. Já o Imortal inicia o torneio com o pé direito, ocupando a nona posição na tabela.

O time da Vila Belmiro estreou neste domingo sua nova camisa para a temporada de 2023, inspirada na Quádrupla Coroa de 1963. O atacante Bruno Mezenga, que estava no Água Santa, também fez sua primeira aparição pelo novo clube.

O Santos volta à ação nesta quinta-feira, quando enfrenta o Audax Italiano, do Chile, pela Sul-Americana. O jogo está marcado para as 19h (de Brasília), na Vila Belmiro. Enquanto isso, o Grêmio só entra em campo no outro sábado, diante do Cruzeiro, pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro.

Santos não vai mal, mas Grêmio abre vantagem no fim


Quem teve a primeira oportunidade para marcar foi o Santos, com Lucas Barbosa, ainda antes do primeiro minuto. O jogador recebeu cruzamento na pequena área e subiu no terceiro andar, mas cabeceou nas mãos de Adriel. O Grêmio respondeu no minuto seguinte, com um chute de Zinho que passou perto da trave de João Paulo.

Aos 10, Cristaldo foi acionado dentro da área e obrigou João Paulo a fazer ótima defesa. O Peixe, ainda cauteloso na partida, voltou a aparecer no ataque aos 29 por meio de um cruzamento de Lucas Lima, em escanteio. Marcos Leonardo cabeceou sozinho, mas a bola foi no meio do gol.

Marcos Leonardo quase marcou após bom passe de Camacho, aos 37 minutos, mas Bruno Alves travou na hora certa. O Grêmio, então, aproveitou para abrir o placar em seguida, aos 43. Após cruzamento de Diogo Barbosa pela esquerda, Bauermann afastou e João Pedro pegou a sobra. Ele bateu colocado, de primeira, colocando o Grêmio em vantagem.

O Santos ainda tentou reagir com um chute de Soteldo, no fim do primeiro tempo, mas o venezuelano pegou mal e mandou longe do gol.

Suárez isola pênalti, mas Soteldo é expulso e prejudica o Santos


Embalado pelo gol, o Grêmio buscou ampliar o marcador no início do segundo tempo e teve boa oportunidade para isso. Aos cinco minutos, Cristaldo recebeu dentro da área e tocou para Bitello, que mandou para fora. Porém, o VAR flagrou uma entrada de Messias no argentino, portanto, pênalti.

Luis Suárez colocou a bola na marca da cal e se preparou para cobrar. Na batida, conseguiu deslocar o goleiro João Paulo, mas isolou a bola! O Santos, de ânimos renovados, voltou a atacar aos 16. Ângelo lançou na cabeça de Bauermann, que desviou com perigo, mas Adriel salvou.



Aos 31, Nathan teve boa oportunidade para ampliar o marcador. Ele bateu colocado, mas João Paulo se esticou para fazer a defesa. Dez minutos depois, Soteldo recebeu cartão vermelho por uma falta dura em Thomas Luciano, por trás. O venezuelano já havia sido advertido após reclamar acintosamente com a arbitragem.

No fim, João Paulo ainda precisou trabalhar para evitar um prejuízo ainda maior. Suárez chutou cruzado, em contra-ataque, mas o goleiro se esticou e defendeu com a ponta dos dedos.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 SANTOS

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 16 de abril de 2023, domingo
Horário: às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Vina, Kannemann e Darlan (Grêmio); Camacho, Dodi e Soteldo (Santos).
Cartão vermelho: Soteldo (Santos)

GOL: João Pedro (Grêmio), aos 43' do 1T;

GRÊMIO: Adriel; João Pedro (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti (Darlan), Bitello e Cristaldo (Nathan); Zinho (André), Vina (Everton Galdino) e Luis Suárez.
Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho (Rodrigo Fernández), Dodi (Bruno Mezenga), Lucas Lima (Miguelito) e Daniel Ruiz (Ângelo); Lucas Barbosa (Soteldo) e Marcos Leonardo.
Técnico: Odair Hellmann

Conteúdo Patrocinado