Com a vitória, o Palmeiras chega a 63 pontos e abre dez de vantagem sobre o vice-líder Internacional. Esta é a maior distância que a equipe de Abel Ferreira abriu desde que assumiu a liderança do Brasileirão, há 20 rodadas. Já o Botafogo estaciona com 37 pontos na 10ª colocação.
As duas equipes voltam a campo na quinta-feira. Às 19 horas (de Brasília), o Palmeiras recebe o Coritiba, no Allianz Parque. No mesmo horário, a equipe carioca visita o Avaí, na Ressacada.
O jogo
A partida começou equilibrada no Nilton Santos, e a primeira grande oportunidade do Palmeiras veio apenas aos nove minutos. Em cobrança de falta na entrada da área, Gustavo Scarpa bateu a meia altura, e Gatito Fernández fez boa defesa para salvar o Botafogo. Outra boa chance veio aos quinze minutos, quando Zé Rafael chutou rasteiro de fora da área e carimbou a trave.
Enquanto o Palmeiras ficou no “quase”, apesar de dominar a partida, o Botafogo conseguiu abrir o placar logo na sua primeira chegada de perigo. Aos 19 minutos, depois de boa jogada individual de Saravia, Tiquinho Soares finalizou de fora da área para anotar um belo gol e colocar os cariocas na frente.
A vantagem botafoguense, contudo, durou pouco. Aos 23 minutos, o árbitro Wilton Pereira Sampaio foi até a cabine do VAR e assinalou pênalti após ver toque de mão de Gabriel Pires dentro da área. Na cobrança, Gustavo Scarpa deslocou Gatito Fernández e igualou o placar.
Embalado pelo gol de empate, o Palmeiras manteve-se no campo ofensivo e chegou à virada aos 35 minutos. Depois de linda jogada pelo lado esquerdo, Piquerez cruzou rasteiro, e Mayke apareceu nas costas da zaga botafoguense para completar e empurrar para a rede.
Segundo tempo
Em vantagem no placar, o Palmeiras voltou para o segundo tempo determinado a definir a vitória. Assim, se instalou no campo de ataque nos minutos iniciais e ampliou o placar aos 14 minutos. Em jogada coletiva, Rony tocou para Danilo, que protegeu e escorou para Dudu entrar de frente para o gol e finalizar, anotando o terceiro do Palmeiras no jogo.
A vantagem no placar era confortável, mas o jogo passou a ficar perigoso depois que Zé Rafael foi expulso, aos 23 minutos, depois de levar o segundo cartão amarelo. A partir disso, o duelo ficou um pouco mais aberto, mas Abel Ferreira não demorou para reorganizar a sua equipe com substituições para reforçar o sistema defensivo.
Com isso, o Botafogo até passou a ter mais a bola, mas não conseguiu transformar o volume ofensivo em boas oportunidades. Enquanto isso, o Verdão estava a espera de um contra-ataque para matar de vez o confronto. Os palmeirenses ainda tiveram uma última boa chance aos 46, quando Navarro recebeu de Vanderlan, mas foi bloqueado na finalização.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 3 PALMEIRAS
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 3 de outubro de 2022 (segunda-feira)
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Kanu, Hugo, Tchê Tchê e Del Piage (Botafogo); Gustavo Gómez e Zé Rafael (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Zé Rafael (Palmeiras)
Gols: Tiquinho Soares, aos 19 do 1T (Botafogo); Gustavo Scarpa, aos 25 do 1T, Mayke, aos 35 do 1T e Dudu, aos 14 do 2T (Palmeiras)
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Renzo Saravia (Rafael), Adryelson, Kanu (Matheus Nascimento) e Hugo; Tchê Tchê (Del Piage), Gabriel Pires (Victor Sá) e Eduardo; Jeffinho, Tiquinho Soares e Júnior Santos (Gustavo Sauer)
Técnico: Luís Castro
PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez (Vanderlan); Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa (Atuesta); Mayke (Kuscevic), Dudu (Gabriel Menino) e Rony (Rafael Navarro)
Técnico: Abel Ferreira