Botafogo conquista Brasileiro após 29 anos
A espera para o botafoguense acabou. O Botafogo venceu o São Paulo por 2 a 1, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e voltou a ser campeão brasileiro após 29 anos. O último título do Glorioso no torneio havia sido conquistado em 1995.
A equipe carioca encerrou a competição com 79 pontos conquistados, seis a mais que o vice-líder Palmeiras, derrotado pelo Fluminense em pleno Allianz Parque, em São Paulo. O Verdão, inclusive, era o único time capaz de tirar o título do Botafogo, mas precisava ter vencido seu jogo e torcido para uma vitória do rival São Paulo.
BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS! 🔥⭐️
O GLORIOSO É DONO DO BRASIL E DA AMÉRICA DO SUL! 🏆🇧🇷🌎 #BOTAFOGOCAMPEÃO #TEMPODEBOTAFOGO pic.twitter.com/UH4Nmg5cum
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 8, 2024
Classificados à Libertadores
A última rodada do Brasileirão também definiu o último time classificado para a Libertadores. O Bahia venceu o Atlético-GO por 2 a 0 e encerrou o torneio na oitava colocação, com 53 pontos, garantindo a última vaga para a fase preliminar do torneio sul-americano. A outra vaga para esta etapa da competição ficou com o Corinthians, sétimo colocado, com 56.
Botafogo (1º), Palmeiras (2º), Flamengo (3º), Fortaleza (4º), Internacional (5º) e São Paulo (6º) ficaram entre os seis primeiros colocados na tabela e conquistaram vaga direta à fase de grupos da Libertadores.
🏆 Primeiro representante brasileiro na história da Libertadores, o Tricolor de Aço estará de volta em 2025, junto com a maravilhosa e merecedora Nação Tricolor. BORAAAAAAAA! #oPioneiroVoltou #BBMP pic.twitter.com/T6UyF2RMXI
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) December 8, 2024
Classificados à Sul-Americana
Seis clubes garantiram lugar na próxima edição da Sul-Americana. O Cruzeiro, que entrou em campo ainda com chances reais de classificação à Libertadores, venceu o Juventude por 1 a 0. No entanto, por conta da vitória do Bahia, o Cabuloso terminou na nona colocação, com 52 pontos, e jogará a Sula em 2025.
Além do Cruzeiro, Vasco (10º), Vitória (11º), Atlético-MG (12º), Fluminense (13º) e Grêmio (14º) também vão jogar a Sul-Americana. O Galo e o Tricolor Carioca entraram na última rodada com chances de rebaixamento, mas venceram seus jogos, escaparam da queda e garantiram vaga no torneio.
🕘 Fim de jogo e vitória do Cruzeiro!!
⚽ Tevis fez o gol celeste
🔷 #JUVxCRU | 0-1 | #SouCruzeiroTradição pic.twitter.com/EWB4Jonw4U
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) December 8, 2024
15º e 16º colocados
Apenas dois times escaparam do rebaixamento e não garantiram vaga em nenhuma competição continental. O Juventude, que terminou em 15º, com 45 pontos, e o RB Bragantino, 16º colocado, com 44.
O Massa Bruta iniciou a rodada na 17ª posição, mas goleou o já rebaixado Criciúma por 5 a 1 e permaneceu na Série A. Já o time jaconero foi derrotado pelo Cruzeiro e perdeu a vaga para a Sul-Americana.
O BR🅰️GA É PARA QUEM 🅰️CREDITA!
Apoiado pela torcida #MassaBruta, o Red Bull Bragantino lutou até o fim, venceu o Criciúma por 5 a 1 (gols de Juninho Capixaba, Vinicinho, Sasha, Mosquera e Jhon Jhon) e permanece na série A do @Brasileirao em 2025. #VamosBraga… pic.twitter.com/mm8UgGslkO
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) December 8, 2024
Rebaixados à Série B
Restava apenas uma vaga para a Série B a ser preenchida, e ela ficou com o Athletico-PR. O Furacão perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0 e encerrou o Brasileiro na 17ª posição, com 42 pontos.
Criciúma (18º), Atlético-GO (19º) e Cuiabá (20º) são os outros três clubes que vão jogar a Segunda Divisão. As equipes entraram em campo na última rodada já rebaixadas.
Fim de jogo. pic.twitter.com/KxHWDvVwlX
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) December 8, 2024