📋 Lista dos relacionados para enfrentar o @coritiba pela quinta rodada do @brasileirao #CFCxVAS#VascodaGama pic.twitter.com/RjCOjv29ao
— Vasco da Gama (@VascodaGama) May 10, 2023
A empolgação inicial da torcida vascaína não durou muito. Na segunda rodada, a equipe de Maurício Barbieri chegou perto de vencer o Palmeiras, atual campeão brasileiro, no Maracanã, mas cedeu o empate. Na sequência, veio a inesperada e decepcionante derrota para o Bahia, em São Januário. Finalmente, no último domingo, o time empatou com o Fluminense no clássico carioca da quarta rodada, mas a postura excessivamente defensiva gerou muitas críticas.
O Vasco, que caiu para a décima primeira posição na tabela, busca se reabilitar com uma vitória na capital paranaense. O Coxa, por sua vez, é o vice-lanterna com apenas um ponto, ou seja, um empate e três derrotas em quatro rodadas.
Além da má fase dos paranaenses, o Vasco confia no bom retrospecto no Couto Pereira. No histórico do confronto, existe equilíbrio quando o Coritiba é o mandante, com oito vitórias para cada lado em 25 ocasiões. Na última vez que o Vasco visitou o Coritiba, pela Série B em 2021, houve empate em 1 a 1.
O Coxa tem o ataque menos positivo do Brasileirão, com apenas dois gols em quatro jogos. Defensivamente, o clube também deixa a desejar e é o segundo time mais vazado, com dez gols sofridos.
A partida desta quinta será a primeira de uma sequência de três jogos no Paraná para o Coxa. No próximo domingo será o clássico contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, e uma semana depois, o confronto diante do Atlético-MG, em casa.
"São duas semanas importantes que vamos passar em Curitiba. A torcida é um décimo segundo jogador. É difícil pedir calma e tranquilidade aos torcedores. Mas, agora, é o que precisamos. Se não manter a calma, vai todo mundo para o buraco," afirmou o técnico Antônio Carlos Zago.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA X VASCO
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: Quinta-feira, 11 de maio de 2023
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti (SC-Fifa)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Rafael da Silva Alves (RS-Fifa)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS-VAR-Fifa)
CORITIBA: Gabriel Vasconcelos; Bruno Viana, Henrique e Victor Luis; Natanael, Willian Farias, Bruno Gomes e Jamerson; Kaio César Pottker, Rodrigo Pinho e Alef Manga
Técnico: Antônio Carlos Zago
VASCO: Léo Jardim, Puma, Robson Bambu, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Andrey Santos, Jair e Alex Teixeira; Gabriel Pec e Pedro Raul
Técnico: Maurício Barbieri