Gazeta Esportiva
Fechar Menu
fechar

Participe agora do novo jogo para palpites de futebol

Ganhe até R$10 mil
100% GRÁTIS
Ganhe até R$10 mil
100% GRÁTIS
Notícias

O caso Susie Wolff: entenda a confusão envolvendo a F1, a FIA e a equipe Mercedes

Redator: Natali Chiconi
Natali Chiconi
Atualizado em: calendario-verde
06/12/23
info-verde
Publicado em: 06/12/23

Não se fala em outra coisa no universo da Fórmula 1. Na última terça-feira (5) a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou um comunicado informando que seu Departamento de Compliance abriu uma investigação sobre possíveis violações dos regulamentos do órgão.

Embora não cite nominalmente Susie e Toto Wolff, um comunicado declarou que um chefe de equipe de F1 e um membro do pessoal da FOM seriam investigados após uma reportagem da mídia.

“A FIA está ciente da especulação da mídia centrada na alegação de que informações de natureza confidencial foram passadas a um diretor de equipe de F1 por um membro do pessoal da FOM. O Departamento de Conformidade da FIA está investigando o assunto”, disse o comunicado.

Imediatamente, surgiram rumores de que se trata de Susie, membro da Formula 1 Management (FOM) e Toto, chefe da equipe Mercedes e seu marido.

Por que surgiram os rumores sobre vazamento de informações

Tudo começou com uma reportagem da revista BusinessF1, informando que os chefes das equipes estavam descontentes com o fato de o líder da Mercedes, Toto Wolff, ter acessado informações secretas da FOM.

Acredita-se que as reclamações chegaram à FIA e, com isso, seu presidente, Mohammed Ben Sulayem, decidiu investigar o assunto.

Acontece que, nesta quarta-feira, as sugestões de irregularidade por parte de Wolff e FOM foram negadas pela F1, que administra a F1 Academy – da qual Susie é diretora administrativa.

“Temos total confiança de que as alegações estão erradas e temos processos e procedimentos robustos, que garantem a segregação de informações e responsabilidades em caso de qualquer potencial conflito de interesses”, informou a F1.

“Estamos confiantes de que nenhum membro de nossa equipe fez qualquer divulgação não autorizada a um chefe de equipe e alertamos qualquer pessoa contra fazer alegações imprudentes e sérias sem substância”, completou a entidade.

Quem é Susie Wolff

Susie, nomeada diretora administrativa da F1 Academy em março deste ano, já foi também chefe de equipe e CEO da equipe Venturi Fórmula E, entre os anos de 2018 e 2022.

Casada com Toto Wolff, chefe da Mercedes, ela também é fundadora da iniciativa Dare To Be Different, que estimula a participação feminina no automobilismo.

Como diretora administrativa da F1 Academy, Wolff responde diretamente a Stefano Domenicali, CEO da F1.

O que dizem Mercedes e Wolff

A Mercedes emitiu uma nota de repúdio contra as alegações envolvendo Wolff.

“Tomamos nota da declaração genérica da FIA esta noite, que responde a alegações infundadas de um único meio de comunicação, e do briefing não oficial que a vinculou ao chefe da equipe da Mercedes-AMG F1”, afirmou.

“A equipe não recebeu nenhuma comunicação do Departamento de Compliance da FIA sobre este assunto e foi muito surpreendente saber da investigação através de um comunicado à mídia”, completou.

A Mercedes disse que vincularia uma resolução rápida ao assunto envolvendo a FIA e total transparência na investigação.

Susie e Toto Wolff

Susie Wolff disse que está “profundamente insultada” pelas alegações sobre seu comportamento, que, segundo ela, são “intimidatórias e misóginas”.

“É desanimador que a minha integridade seja posta em causa desta forma, especialmente quando parece estar enraizada num comportamento intimidatório e misógino, e centrada no meu estado civil e não nas minhas capacidades”, disse.

“Ao longo da minha carreira no automobilismo, encontrei e superei inúmeros obstáculos e me recuso a permitir que essas alegações infundadas ofusquem minha dedicação e paixão pela F1 Academy”, completou Susie.

“Como mulher neste esporte, enfrentei a minha parte de desafios, mas o meu compromisso em quebrar barreiras e preparar o caminho para o sucesso das gerações futuras permanece inabalável.”

A mensagem foi compartilhada e defendida por diversos chefes de equipes e pilotos, incluindo Lewis Hamilton, que atua pela equipe Mercedes.

Natali Chiconi
Natali Chiconi
Nadadora de águas abertas e aprendiz de skatista, sou jornalista com atuação em diversas áreas, mas sempre com um pé no esporte.