A Seleção Brasileira encerrou o ano de 2023 de forma bastante melancólica. Após a derrota por 1 a 0 para a Argentina no Maracanã, em uma partida que provavelmente marcou a despedida do treinador interino Fernando Diniz, o Brasil caiu para a sexta posição nas Eliminatórias Sul-Americanas.
Além da situação desconfortável na tabela, a Seleção Brasileira encerra o ano com uma série de marcas negativas. A derrota para os argentinos, por exemplo, marcou a primeira vez que o Brasil perdeu como mandante na história das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Contudo, esta não é a única marca negativa alcançada nos últimos compromissos.
Confira a coleção de marcas negativas do Brasil nas Eliminatórias para a Copa de 2026
– Com a derrota por 1 a 0 para a Argentina, a Seleção Brasileira sofreu sua primeira derrota em casa na história das Eliminatórias. Aliás, o Brasil era o único país da América do Sul que jamais havia perdido como mandante nas classificatórias para a Copa do Mundo. Até então, o Brasil contabilizava 51 vitórias e 13 empates como mandante em todas as eliminatórias.
– Outra marca negativa foi a primeira derrota da Seleção Brasileira para a Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Na quinta rodada, o Brasil foi derrotado de virada pelos colombianos, por 2 a 1, no estádio Metropolitano de Barranquilla, na Colômbia
– O Brasil voltou a sofrer uma derrota para o Uruguai, considerando todas as competições, após 22 anos (12 jogos). O último revés frente aos uruguaios havia acontecido em 1º de julho de 2001.
– Com as derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina, o Brasil acumulou três resultados negativos consecutivos, algo inédito na história das Eliminatórias para a Seleção Brasileira.
– Considerando todas as competições, também foi a terceira derrota consecutiva do Brasil desde 2001. Naquele ano, a Seleção perdeu quatro jogos em sequência: para França e Austrália na Copa das Confederações, sob o comando do técnico Emerson Leão, e para Uruguai, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, além do México na Copa América, já sob o comando de Luiz Felipe Scolari.
– Além disso,o Brasil sofreu sete gols em seis jogos disputados até o momento nas Eliminatórias, mais do que os cinco gols que o time então dirigido por Tite levou em todas as 17 partidas válidas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, disputada em 2022.
Desempenho do Brasil nas Eliminatórias
- Jogos: 6
- Vitórias: 2 (contra Bolívia e Peru)
- Empates: 1 (contra Venezuela)
- Derrotas: 3 (contra Uruguai, Colômbia e Argentina)
- Gols marcados: 8
- Gols sofridos: 7
- Posição na tabela: 6º colocado, com 7 pontos
LEIA TAMBÉM: Após derrota para Argentina, como fica o Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026?