Robson Conceição conquistou o cinturão dos super-penas da WBC ao derrotar o então campeão, O’Shaquie Foster, no último sábado (06). A luta de 12 assaltos terminou em decisão dividida (2 a 1).
Apesar disso, a mídia especializada e muitos analistas discordaram da decisão, em que dois jurados apontaram Robson como vencedor (116-112 e 115-113), enquanto apenas um deles apontou o triunfo de Foster (116-112). O próprio americano ficou visivelmente surpreso após o anúncio do resultado.
Nesse sentido, o presidente do Conselho Mundial de Boxe (CMB), Mauricio Sulaiman, anunciou que a organização vai rever o resultado da luta. Mas o que isso significa?
É DO BRASIL! É DE ROBSON CONCEIÇÃO! 😡🇧🇷
Nosso Brabo buscou a luta contra o americano O’Shaquie Foster. Assim os juízes entenderam, e deram a vitória para o brasileiro. Robson é o novo campeão do Conselho Mundial de Boxe (WBC), na categoria super-pena. Orgulho!#BoxeNoCombate pic.twitter.com/C0mg1DMwlt— Combate (@combate) July 7, 2024
Robson Conceição pode perder o título?
O CMB vai fazer uma análise da luta para tomar uma decisão, que pode durar até um mês. É possível que a organização retire o título de Robson, mas há também outras opções.
Uma delas, que parece provável, é exigir uma revanche imediata entre os dois lutadores pelo título dos super-penas da WBC. Uma opção mais branda seria apenas indicar que os dois deveriam lutar novamente em um futuro próximo.
Isso, claro, se o CMB concordar com as opiniões de que o resultado da luta foi injusto. Caso contrário, o resultado será mantido normalmente.
Brasileiro viveu situação semelhante em 2021
O curioso é que, em 2021, Robson Conceição viveu situação parecida quando disputou o título contra o mexicano Oscar Valdez. Em luta muito parelha, seu adversário foi anunciado vencedor, o que foi criticado por especialistas.
O CMB fez a revisão da luta, mas não tirou o cinturão de Valdez. Por outro lado, Robson Conceição foi alçado a número 4 do ranking da categoria e ganhou uma nova chance de título no ano seguinte, em 2022.
Robson conquistou o título na quarta tentativa
Campeão olímpico em 2016, Robson Conceição conquistou o título mundial dos super-penas da WBC apenas em sua quarta tentativa. Nas três anteriores, bateu na trave.
A primeira vez foi em 2021, justamente contra Oscar Valdez. Então, no ano seguinte, perdeu por decisão unânime para Shakur Stevenson, em luta válido pelo cinturão vago da WBC, WBO e The Ring.
Por fim, em novembro de 2023, empatou com Emanuel Navarrete em decisão majoritária, em duelo válido pelo cinturão dos super-penas na WBO. Pelas regras do boxe, o empate favorece o campeão.
#AndTheNew 🔥🇧🇷🔥
Brasil Has A New Champion of the World on @robson60
After 12 rounds of Action, Conceicao gets the victory via SD. pic.twitter.com/MU0nTjv5nl— World Boxing Council (@WBCBoxing) July 7, 2024
Próxima luta de Robson Conceição
Até por toda a polêmica envolvendo o resultado, mesmo que a CMB não tome nenhuma decisão, a expectativa é que a próxima luta de Robson Conceição seja a revanche contra o ex-campeão O’Shaquie Foster.
De qualquer forma, o boxe tem muitas organizações e a definição das lutas depende da promoção. Ou seja, outros duelos não podem ser descartados, mas a revanche parece provável.