Gazeta Esportiva
Fechar Menu
fechar

Participe agora do novo jogo para palpites de futebol

Ganhe até R$10 mil
100% GRÁTIS
Ganhe até R$10 mil
100% GRÁTIS
Notícias

Quando será disputada e quem vai participar da Laver Cup 2023?

Redator: Fernanda Meneghetti
Fernanda Meneghetti
Atualizado em: calendario-verde
20/09/23
info-verde
Publicado em: 19/09/23

A Laver Cup está de volta, agora na sua sexta edição. O torneio de tênis masculino entre equipes da Europa e do resto do mundo será disputado neste ano na cidade de Vancouver, no Canadá, entre os dias 22 e 24 de setembro.

O Team World buscará defender seu título após vencer a Laver Cup pela primeira vez no ano passado. Aliás, a edição de 2022 foi um dos eventos mais memoráveis da temporada, com Roger Federer se despedindo do tênis ao lado de Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray.

No entanto, este ano o evento contará com menos jogadores de destaque, já que Novak Djokovic, Andy Murray, Rafa Nadal (devido a uma lesão) e Roger Federer (aposentado) não participarão. Além disso, o espanhol Carlos Alcaraz, atual número 2 do mundo, também está fora da competição.

A seguir, relembre como funciona a Laver Cup e conheça os nomes confirmados para este ano!

Como funciona a Laver Cup

A Laver Cup é um evento da ATP organizado pelo suíço Roger Federer, que teve início em 2017 com o propósito de reunir os melhores tenistas da atualidade. No entanto, vale ressaltar que o torneio não atribui pontos para o ranking.

O evento, até o momento, tem alternado a cada ano entre os Estados Unidos e a Europa. Neste ano, será disputado pela primeira vez no Canadá, na Rogers Arena, em Vancouver.

No formato da competição, seis jogadores do Team Europe enfrentam seis jogadores do Team World ao longo de três dias. Em cada um desses dias, são realizadas três partidas de simples e uma de duplas. As partidas são decididas em melhor de três sets.

A distribuição de pontos é feita da seguinte forma: cada vitória no primeiro dia vale um ponto, no segundo dia dois pontos e no terceiro dia três pontos. A primeira equipe a atingir 13 pontos é declarada vencedora. Se as duas equipes estiverem empatadas com 12 pontos, uma partida extra será realizada no domingo para determinar o campeão.

As equipes da Laver Cup 2023

Apesar dos bons nomes em ambos os times, esta edição é considerada menos estrelada em comparação a 2022, quando contou com a participação de grandes ícones do esporte, como Djokovic, Nadal, Federer e Murray. O principal nome deste ano seria Holger Rune, que ocupa o 4º lugar no ranking da ATP. No entanto, o dinamarquês desistiu de competir no torneio.

Após a derrota da Dinamarca no confronto com o Brasil pelo Grupo Mundial I da Copa Davis, Rune revelou um problema nas costas e anunciou sua ausência na Laver Cup. Seu substituto será Alejandro Davidovich Fokina, atual número 25 do mundo e o segundo jogador mais bem ranqueado da Espanha.

Mais recentemente, o grego Stefanos Tsitsipas (5º) também anunciou sua desistência. Sua vaga no Time Europa ficou com o francês Arthur Fils, de 19 anos e 44º do ranking.

Vale ressaltar que cada time é liderado por um capitão e pode contar com seis jogadores. Os capitães das equipes continuarão sendo Bjorn Borg (Team Europe) e John McEnroe (Team World).

Composição das equipes:

  • Team Europe: Andrey Rublev, Casper Ruud, Hubert Hurkacz, Spain Alejandro Davidovich Fokina, Gaël Monfils e Arthur Fils. 
  • Team World: Taylor Fritz, Frances Tiafoe, Tommy Paul, Félix Auger-Aliassime, United States Ben Shelton e Francisco Cerúndolo. Suplentes: Christopher Eubanks e Milos Raonic.
Fernanda Meneghetti
Fernanda Meneghetti
Jornalista com MBA em Marketing. Mais de dez anos de experiência em jornalismo esportivo.