Gazeta Esportiva
Fechar Menu
fechar

Participe agora do novo jogo para palpites de futebol

Ganhe até R$10 mil
100% GRÁTIS
Ganhe até R$10 mil
100% GRÁTIS
Notícias

Pupilo de Alonso e com passagem pela Stock Car: quem é Gabriel Bortoleto, que conquistou um título inédito da F3

Redator: Natali Chiconi
Natali Chiconi
Atualizado em: calendario-verde
01/09/23
info-verde
Publicado em: 01/09/23

Aos 18 anos, o paulista Gabriel Bortoleto conquistou um feito inédito no automobilismo brasileiro: foi campeão da Fórmula 3, competindo pela equipe Trident. Com uma carreira já considerável nas pistas, o jovem é acompanhado de perto pelo espanhol Fernando Alonso – e pode estar mais perto da F1 do que se imagina.

Com uma sólida campanha na F3, o brasileiro sagrou-se campeão em Monza, na Itália, na última etapa da temporada. Agora, ao lado de Felipe Drugovich, piloto de testes da Aston Martin, busca uma vaga na principal categoria do automobilismo.

Quer saber mais sobre Gabriel Bortoleto? A seguir, acompanhe um pouco da trajetória do primeiro campeão brasileiro da Fórmula 3!

Quem é Gabriel Bortoleto

Nascido em São Paulo, o piloto de 18 anos começou no kart, em 2011. Ali, foi campeão do Open do Brasileiro de kart, vice-campeão do Brasileiro e do Paulista de kart, correndo na categoria Mirim.

Depois, passou pela categoria Cadete antes de se mudar para a Europa, há cinco anos. Em 2018, ficou em terceiro no Mundial e no Europeu CIK-FIA (categoria OK Junior), além de ter conquistado o título de Campeão do Sueco de kart e vice na WSK Super Master Series.

Migração do kart para carros de fórmula

Gabriel migrou para carros de fórmula em 2020, disputando a F4 italiana. Ali, ele competiu ao lado de Dino Beganovic, Sebastian Montoya e Gabriele Minì, terminando com o quinto lugar no campeonato, com uma vitória e quatro pódios.

Na sequência, ele seguiu para a Fórmula Regional Europeia (FRECA), competindo pela equipe FA Racing – do bicampeão mundial de F1 Fernando Alonso.

Em 2022, seguiu na mesma categoria, mas migrou para a R-Ace GP, equipe campeã da temporada anterior. Ali, conquistou duas vitórias e cinco pódios, que lhe renderam o sexto lugar geral no campeonato.

Relacionamento com Fernando Alonso

A entrada para a equipe de Fernando Alonso fez com que Bortoleto fosse seguido de perto pelo bicampeão da F1.

Em 2022, a relação entre os dois se estreitou, já que Gabriel pretendia seguir para a F3 e Alonso tinha acabado de lançar a A14 Management, agência de gerenciamento de pilotos. Em setembro, a empresa anunciou que passaria a cuidar da carreira do brasileiro.

Todo orgulhoso do pupilo, Alonso acompanhou algumas corridas de Gabriel neste ano, pela equipe Trident. Logo no fim de semana de estreia ele já venceu a corrida 2 no Bahrein.

Na sequência, mais uma vitória, desta vez na Austrália. Os feitos garantiram ao brasileiro 20 pontos de diferença em relação ao segundo colocado na tabela, Gregoire Saucy.

Na sequência, vieram mais triunfos, rendendo a Gabriel 43 pontos de vantagem em relação ao vice e a conquista antecipada do título da F3.

Título da F3 é inédito para o Brasil

Bortoleto é o primeiro brasileiro a conquistar um título da F3, que nasceu em 2019, derivada da antiga GP3, e serve como acesso à F1.

Vale a pena lembrar que o automobilismo europeu já teve outros campeonatos chamados Fórmula 3. O tricampeão Ayrton Senna, por exemplo, foi campeão da categoria em 1983, no Reino Unido. Esses campeonatos, no entanto, não estavam caracterizados como categorias de base pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Quais são as chances de Bortoleto na F1?

É importante destacar que a F3 é a principal categoria de acesso para a F1. De lá vieram alguns pilotos atualmente no grid, incluindo Valteri Bottas, Charles Leclerc, George Russel e Esteban Ocon, por exemplo.

Como alguns pilotos da F1 terão seus contratos encerrados ao fim da temporada, Bortoleto pode se tornar uma opção de, ao menos, ser piloto de testes em uma equipe da categoria.

Participação na Stock Car

Apesar da pouca idade, Bortoleto já se participou de várias categorias do automobilismo. Em 2021, ele participou da Stock Light (hoje chamada de Stock Series), que serve de acesso à Stock Car no Brasil.

Na etapa de Curitiba, ele largou da pole após a desclassificação de Lucas Kohl e venceu a corrida 2.

Em 2022, o brasileiro disputou a Corrida de Duplas da Stock Car, em Interlagos. Correndo ao lado de Gaetano di Mauro, chegou em sexto na corrida 1 em Interlagos e em 22º na corrida 2.

Natali Chiconi
Natali Chiconi
Nadadora de águas abertas e aprendiz de skatista, sou jornalista com atuação em diversas áreas, mas sempre com um pé no esporte.