Após algumas semanas de grande especulação, Gabriel Bortoleto foi anunciado como piloto titular da Sauber para a temporada 2025 da F1. Desta forma, ele recoloca o Brasil no grid após sete anos, quando Felipe Massa deixou a Ferrari.
Com um título inédito da Fórmula 3, conquistado aos 18 anos, Bortoleto é acompanhado de perto e agenciado pelo espanhol Fernando Alonso, bicampeão da F1.
Quer saber mais sobre Gabriel Bortoleto? A seguir, acompanhe um pouco da trajetória do brasileiro que estará na F1 em 2025!
Quem é Gabriel Bortoleto?
Nascido em São Paulo, o piloto, atualmente com 20 anos, começou no kart, em 2011. Ali, foi campeão do Open do Brasileiro de kart, vice-campeão do Brasileiro e do Paulista de kart, correndo na categoria Mirim.
Depois, passou pela categoria Cadete antes de se mudar para a Europa, há cinco anos.
Em 2018, ficou em terceiro no Mundial e no Europeu CIK-FIA (categoria OK Junior), além de ter conquistado o título de Campeão do Sueco de kart e vice na WSK Super Master Series.
Migração do kart para carros de fórmula
Gabriel migrou para carros de fórmula em 2020, disputando a F4 italiana. Ali, ele competiu ao lado de Dino Beganovic, Sebastian Montoya e Gabriele Minì, terminando com o quinto lugar no campeonato, com uma vitória e quatro pódios.
Na sequência, ele seguiu para a Fórmula Regional Europeia (FRECA), competindo pela equipe FA Racing – do bicampeão mundial de F1 Fernando Alonso.
Em 2022, seguiu na mesma categoria, mas migrou para a R-Ace GP, equipe campeã da temporada anterior. Ali, conquistou duas vitórias e cinco pódios, que lhe renderam o sexto lugar geral no campeonato.
Relacionamento de Bortoleto com Fernando Alonso
A entrada para a equipe de Fernando Alonso fez com que Bortoleto fosse seguido de perto pelo bicampeão da F1.
Em 2022, a relação entre os dois se estreitou, já que Gabriel pretendia seguir para a F3 e Alonso tinha acabado de lançar a A14 Management, agência de gerenciamento de pilotos. Em setembro, a empresa anunciou que passaria a cuidar da carreira do brasileiro.
Todo orgulhoso do pupilo, Alonso acompanhou algumas corridas de Gabriel neste ano, pela equipe Trident. Logo no fim de semana de estreia ele já venceu a corrida 2 no Bahrein.
Na sequência, mais uma vitória, desta vez na Austrália. Os feitos garantiram ao brasileiro 20 pontos de diferença em relação ao segundo colocado na tabela, Gregoire Saucy.
Na sequência, vieram mais triunfos, rendendo a Gabriel 43 pontos de vantagem em relação ao vice e a conquista antecipada do título da F3.
Título da F3 é inédito para o Brasil
Bortoleto é o primeiro brasileiro a conquistar um título da F3, que nasceu em 2019, derivada da antiga GP3, e serve como acesso à F1.
Vale a pena lembrar que o automobilismo europeu já teve outros campeonatos chamados Fórmula 3.
O tricampeão Ayrton Senna, por exemplo, foi campeão da categoria em 1983, no Reino Unido. Esses campeonatos, no entanto, não estavam caracterizados como categorias de base pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Participação de Gabriel Bortoleto na Stock Car
Apesar da pouca idade, Bortoleto já participou de várias categorias do automobilismo. Em 2021, ele participou da Stock Light (hoje chamada de Stock Series), que serve de acesso à Stock Car no Brasil.
Na etapa de Curitiba, ele largou da pole após a desclassificação de Lucas Kohl e venceu a corrida 2.
Em 2022, o brasileiro disputou a Corrida de Duplas da Stock Car, em Interlagos. Correndo ao lado de Gaetano di Mauro, chegou em sexto na corrida 1 em Interlagos e em 22º na corrida 2.
O que esperar de Bortoleto na Sauber em 2025?
A Sauber, que passará a se chamar Audi a partir de 2026, contará com Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg como dupla de pilotos.
Aos 37 anos, o alemão contabiliza 227 GPs disputados e vem da equipe Haas, pela qual compete nesta temporada.
Um dos mais experientes pilotos do grid, Hulkenberg pode ser um grande aliado de Bortoleto, que poderá aprender muito com a experiência do alemão.