Dança das cadeiras: veja as trocas de pilotos entre equipes e qual será o grid da MotoGP para 2024
O grid de 2024 da MotoGP está completo e já foi anunciado. É importante destacar que a próxima temporada do Mundial de Motovelocidade terá inúmeras mudanças, incluindo pilotos que chegaram e outros que mudaram de equipe.
No último domingo (26), o italiano Francesco Bagnaia sagrou-se bicampeão da categoria. Horas após a conquista, os times já confirmaram as últimas vagas que estavam em aberto, fechando de vez o grid de largada da temporada 2024 da MotoGP.
A seguir, confira todos os pilotos que estarão no grid da MotoGP em 2024 e quais foram as principais mudanças!
Marc Márquez na Ducati e Luca Marini na Honda
Na última segunda-feira (27), foram anunciados os pilotos que faltavam e seus destinos. Luca Marini, meio-irmão do heptacampeão Valentino Rossi, vai para a Honda, ocupando a vaga deixada por Marc Márquez. O espanhol, por outro lado, vai para a Ducati e Fabio Di Giannantonio passa para a VR46.
Marini, de 26 anos, deixou a Ducati VR46 para assinar um contrato válido por duas temporadas com a marca japonesa, atual última colocada no campeonato de construtores.
Com a mudança, Marquez competirá na Ducati ao lado de seu irmão, Álex Márquez. Marini será o novo companheiro de Joan Mir, campeão mundial de MotoGP em 2020.
A equipe VR46, por sua vez, contará com Fabio Di Giannantoni, que correrá ao lado do compatriota Marco Bezzecchi.
Outros destaques da MotoGP são mudança de Alex Rins e Johann Zarco
Álex Rins vai para a Yamaha em 2024, ao passo que Franco Morbidelli se transfere à Pramac Ducati, ao lado do vice-campeão Jorge Martín. Johann Zarco, por outro lado, troca a marca italiana pela LCR Honda no lugar de Rins.
O grid terá apenas um estreante em 2024: o campeão da Moto2, Pedro Acosta. Ele compete pela GasGas Tech3 no lugar de Pol Espargaró, que deixa o grid para ser piloto reserva da KTM.
O grid completo da MotoGP em 2024 é o seguinte:
Equipe satélite da Aprilia é dúvida
Após a MotoGP vetar o retorno da equipe RNF ao grid em 2024, devido ao agravamento da crise financeira da equipe, a Trackhouse Racing, da NASCAR, é a favorita para ocupar a vaga de satélite da Aprilia.
Os pilotos Miguel Oliveira e Raúl Fernández, confirmados há algumas semanas para 2024, não devem perder suas vagas. Na lista recente divulgada pela Federação Internacional de Motociclismo, ambos aparecem como pilotos da Aprilia Racing Independent Team.