Após uma ascensão notável no ano passado, Beatriz Haddad Maia se estabeleceu entre as 20 melhores tenistas no ranking da WTA. Durante a temporada de 2023, ela chegou, inclusive, a alcançar o Top 10 com sua histórica semifinal em Roland Garros.
No entanto, a principal tenista do Brasil não atravessa o seu melhor momento no circuito feminino. Desde a lesão que a forçou a abandonar a partida contra Elena Rybakina nas oitavas de final de Wimbledon, Bia tem enfrentado uma queda de rendimento nos últimos torneios disputados.
Nesta semana, Bia inclusive saiu do Top 20 pela primeira vez desde agosto do ano passado, durante a temporada asiática. Na mais recente atualização, ela ocupa a 21ª posição no ranking.
Desempenho decepcionante na Ásia
A melhor performance de Bia nos últimos meses ocorreu em San Diego, em setembro, quando chegou às quartas de final. Em seguida, a brasileira sofreu um acidente no banheiro do hotel em que estava hospedada em Guadalajara, no México, que a impediu de competir em um torneio WTA 1000.
Ela ficou afastada do circuito por duas semanas para se recuperar das lesões em ambas as mãos, resultantes da explosão do box do banheiro em seu hotel. Ele retornou em Pequim, onde foi eliminada na primeira rodada pela italiana Jasmine Paolini.
Em Hong Kong, conquistou uma vitória, mas foi eliminada na rodada seguinte pela russa Anastasia Pavlyuchenkova. Sua última derrota ocorreu logo na estreia do WTA 250 de Nanchang, também na China, onde era a cabeça de chave número 1. A brasileira perdeu para a japonesa Nao Hibino, 93ª colocada, por 7-6 (7-3) e 6-3.
Próximos compromissos de Bia Haddad
Ainda com boas chances de encerrar a temporada entre as 20 melhores, Bia Haddad terá mais dois compromissos em 2023. No entanto, resta apenas mais um torneio regular na temporada, o WTA Elite Trophy, no qual ela poderá conquistar pontos.
A versão B do WTA Finals, composta por jogadoras classificadas abaixo das oito mais bem ranqueadas do mundo, será realizada em Zhuhai, na China, a partir do dia 24 (terça-feira).
Posteriormente, Bia encerrará sua temporada participando dos playoffs da Billie Jean King Cup contra a Coreia do Sul, em Brasília, nos dias 10 e 11 de novembro. A equipe brasileira contará com Laura Pigossi, Luisa Stefani, Carolina Meligeni e Ingrid Martins.