Gazeta Esportiva
fechar
<>Verstappen será bicampeão em Singapura?
Raphael Saavedra
Atualizado em 30/03/23
info-verde
Publicado em 30/09/22

Depois do giro na Europa, a Fórmula 1 chega à Singapura com a primeira oportunidade de Max Verstappen confirmar o bicampeonato. O piloto da Red Bull tem 116 pontos de vantagem na tabela.

É quase unanimidade que o holandês será o campeão, dessa vez com menos polêmica e dificuldade do que na disputa com Hamilton em 2021. Resta saber quando será coroado matematicamente.

Ao olhar os cenários possíveis, fica claro que não será uma tarefa fácil já vencer em Singapura. Apesar disso, Verstappen vive uma fase mágica e não é recomendável duvidar da sua capacidade de chocar o mundo.

Chances de título de Verstappen no GP de Singapura

Com 164 pontos a serem disputados, Verstappen tem 116 de vantagem sobre Leclerc. É uma diferença sólida, mas a matemática não é tão simples para confirmar o título em Singapura.

Isso porque o piloto da Ferrari precisa ter um desempenho muito ruim. Ou seja, é possível que o piloto da Red Bull deixe a competição bem encaminhada, mas precise esperar o grito de bicampeão para o GP do Japão.

Conheça os cenários possíveis para o GP de Singapura:

  • Max Verstappen em 1º Lugar: precisa que Leclerc chegue em 9º ou pior e Sergio Pérez em 4º ou pior sem volta rápida;
  • Max Verstappen em 1º Lugar + Volta Rápida: precisa que Leclerc chegue em 8º ou pior e Sergio Pérez em 4º ou pior;
  • Max Verstappen em 2º Lugar ou abaixo: o campeonato não acaba matematicamente e Leclerc segue com chances para a próxima etapa, no Japão.

Portanto, Verstappen precisa confirmar seu favoritismo em Singapura e torcer para algum incidente com Leclerc, seja por abandono ou falha na estratégia.

Piloto da Red Bull é favorito na corrida

As odds das casas de apostas deixam claro que Verstappen é o homem a ser batido na F1 2022. Na Betano, as suas odds para a vitória estão em 1.50.

Com toda a imprevisibilidade da categoria, que pode ter um rearranjo de forças dependendo do circuito, podemos considerar uma cotação muito baixa. Ao mesmo tempo, é justo por tudo o que Verstappen vem fazendo.

Um grande fator é que mesmo uma posição de grid ruim não tira as chances da Red Bull. Na Bélgica, por exemplo, o holandês trocou componentes no carro e saiu em 13º. Mesmo assim, escalou o pelotão e terminou com a vitória.

Logo, apesar de não ter uma margem de lucro alta, a vitória de Verstappen é provável, ainda que o campeonato fique vivo até a corrida seguinte, no Japão.

Sequência de vitórias impressiona

No momento, Verstappen vem de cinco vitórias seguidas na Fórmula 1. Ele chegou a 31 triunfos na categoria e empatou com a lenda Nigel Mansell, campeão em 1992.

Em sétimo na lista geral, o holandês pode empatar com Fernando Alonso (32 vitórias) em Singapura. Apesar de ainda estar ativo na categoria, o espanhol está longe da briga pelas vitórias.

Parece questão de tempo para o pupilo da Red Bull ultrapassar Senna (41), Prost (51) e Vettel (53) e chegar ao terceiro lugar geral. Se terá fôlego para alcançar Hamilton (103) e Schumacher (91), só o tempo vai dizer.

Desde 2015 na F1, Verstappen nunca conseguiu uma vitória em Singapura, então a próxima corrida também pode marcar sua estreia no lugar mais alto do pódio em Marina Bay.

Principais adversários de Verstappen no próximo GP

Max Verstappen (1.50) é o grande favorito para vencer o GP de Singapura. Apesar de ser o resultado mais lógico, ele tem alguns adversários importantes em Marina Bay.

Veja quais são os outros pilotos que podem vencer a corrida e estragar a festa holandesa!

  • Charles Leclerc (4.80): vice-líder do campeonato, ainda tem chances matemáticas e precisa ficar em oitavo para evitar o título antecipado. Sofreu com problemas de estratégia da Ferrari, mas tem o maior número de poles na temporada e tem chances de bater Verstappen.
  • Lewis Hamilton (11.25): o heptacampeão do mundo ainda busca a primeira vitória na temporada, mas ela é pouco provável em condições normais. A Mercedes melhorou, mas não está no mesmo ritmo de Verstappen e precisa de um fato novo para vencer.
  • Carlos Sainz Jr (11.50): companheiro de Leclerc na Ferrari, conseguiu sua primeira vitória na temporada, mas não vive sua melhor fase. Pela força do carro pode beliscar uma boa posição, mas só vence com algum incidente.

George Russell (16.00) e Sergio Perez (17.00) completam a lista de pilotos do “Big Three”. O britânico emendou dois pódios seguidos e ainda quer a primeira vitória na F1.

Já o mexicano passa por um mau momento e não parece ter forças para contestar o domínio de Verstappen, ao contrário do que aconteceu no início da temporada.

Outros fatores para prestar atenção

Além da briga pela vitória e a possibilidade de título de Verstappen, o GP de Singapura também tem outros atrativos para a próxima edição. Confira algumas estatísticas sobre a corrida de Marina Bay!

  • Sebastian Vettel é o maior vencedor do GP de Singapura (5). Neste ano, ele faz a sua despedida do circuito, já que anunciou a aposentadoria da F1 para o fim de 2022.
  • Além de Vettel, Hamilton e Alonso já cruzaram a linha em primeiro lugar nesse GP. O piloto da Alpine faz boa temporada e tem chances de “furar” o top 6.
  • Desde a adição ao calendário, em 2008, o GP de Singapura teve a entrada do safety car em todas as edições. Ao todo, foram 19 entradas até 2019, na última edição.
  • Uma dessas entradas de safety car foi muito polêmica. Em 2008, Nelson Piquet Jr. bateu de propósito para favorecer o companheiro Fernando Alonso, que venceu a corrida.

Quer apostar na Fórmula 1? Abra a sua conta na Betano e aproveite as melhores odds para o GP de Singapura!