Gazeta Esportiva
fechar
<>Vai começar! Tudo sobre a Copa do Mundo Feminina 2023
Raphael Saavedra
Por: Raphael Saavedra
Atualizado em 20/07/23
info-verde
Publicado em 20/07/23

Acabou a espera! Na madrugada desta quinta (20), a bola rola para a Copa do Mundo Feminina 2023, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia. Ao todo, são 32 seleções brigando pelo título mundial.

Se você não quer perder nenhum detalhe do torneio, preparamos um resumão com todas as informações relevantes. Confira!

Onde Assistir aos Jogos da Copa Feminina

O fã do futebol tem uma série de opções para assistir aos jogos do Mundial. Na televisão, a Globo e o SporTV são os responsáveis por fazer a transmissão. Por sinal, os jogos da Seleção Brasileirão estão previstos para a exibição em TV aberta.

Enquanto isso, o público do streaming tem a Cazé TV, que tem os direitos das 64 partidas do Mundial, além do GE e do Globoplay.

>> Veja mais: Onde Assistir aos Jogos da Copa Feminina

Seleções Participantes

A Copa do Mundo Feminina tem 32 seleções participantes, assim como a edição masculina. Porém, a distribuição das vagas é diferente. A Europa (12) segue como o continente mais representado, mas com uma quantidade menor de seleções. Mesmo caso da América do Sul, que tem apenas três vagas.

Por outro lado, América do Norte e Oceania, que não têm grande tradição entre os homens, vão ter seis representantes cada na Copa Feminina.

>> Veja mais: Grupos da Copa do Mundo Feminina 2023

Favoritas ao Título

Naturalmente, a distribuição de forças também é diferente. Atual campeão, os Estados Unidos surge como o principal favorito para conquistar o seu quinto título. Líder do ranking mundial, é a grande força da modalidade.

As seleções europeias vêm na sequência, com destaque para Inglaterra, Espanha e Alemanha. Apesar de ser um país tradicional, o Brasil não está entre os times cotados para ficar com a taça.

>> Veja mais: Seleções favoritas ao título

Maiores campeãs

Os Estados Unidos têm o recorde de títulos da Copa do Mundo Feminina, com quatro no total. A equipe norte-americana venceu as duas últimas edições (2015 e 2019) e são a equipe a ser batida na Oceania.

Mais atrás, a Alemanha tem dois títulos conquistados. Japão e Noruega, com um título cada, completam a lista. O Brasil ainda está em busca do seu primeiro mundial feminino.

>> Veja mais: as seleções que foram campeãs da Copa Feminina

Recordistas Individuais

No livro dos recordes, o Brasil está muito bem representado. Com 17 gols, Marta é a maior artilheira da história das Copas, mesmo incluindo os torneios masculinos. Mais atrás, Birgit Prinz (Alemanha) e Abby Wambach (Estados Unidos) têm 14 gols cada.

Quando falamos do número de jogos, Formiga é a segunda colocada no ranking geral, com 27. Ela detém o recorde de mais edições disputadas na história (7). Kristine Lilly (Estados Unidos), com 30 partidas lidera a estatística.

>> Veja mais: Jogadoras com mais jogos na história da Copa do Mundo Feminina