Gazeta Esportiva
fechar
<>Indigesto! Palmeiras pode ser o melhor visitante dos pontos corridos
Douglas Silva
Atualizado em 30/03/23
info-verde
Publicado em 14/10/22

O Palmeiras está muito próximo de conquistar o Campeonato Brasileiro 2022. Só que o feito pode ficar ainda mais marcado na história, pois o Alviverde tem a chance de se tornar o melhor visitante dos pontos corridos.

Confira abaixo os números da campanha e o que falta para o clube paulista alcançar o feito.

Palmeiras invicto fora de casa

A campanha do Palmeiras fora de casa no Brasileirão 2022 é impressionante. O clube está invicto mesmo já tendo atuado 16 vezes como visitante na competição.

No total, o Alviverde conquistou nove vitórias e sete empates, e soma 34 pontos. Desempenho tão extraordinário que já se torna a melhor campanha fora de casa do clube em um Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes. Afinal, já igualou os mesmos 34 pontos de 2016.

Agora, o Palmeiras vai em busca de dois feitos. O primeiro é manter a invencibilidade e ser o primeiro a conseguir isso no campeonato nacional. O segundo é o de realizar a melhor campanha de visitante na competição.

Para isso, o time de Abel Ferreira tem que somar mais seis pontos, ou seja, ganhar dois dos três jogos que faltam. Isso porque o Fluminense chegou a 39 pontos em 2012, quando teve média de 68,4%.

Neste caminho a equipe tem que passar pela campanha do Flamengo, de 2019. O Rubro-negro se tornou um grande rival do Alviverde nos últimos anos e superar este desempenho certamente vai ser mais comemorado.

A tarefa é mais fácil, pois o clube carioca na ocasião alcançou 37 pontos, o que significa apenas três a mais do que o Palmeiras já chegou.

Antes disso, ainda tem que passar a do São Paulo, que é a 3ª melhor, com 35 pontos.

Campanha de poucos riscos

Além de não ter perdido, o Palmeiras faz uma campanha fora de casa de poucos riscos. Afinal, nas últimas cinco partidas, o clube empatou três, mas somente em uma largou atrás no placar.

O jogo mais difícil foi diante do Red Bull Bragantino, quando a equipe de Abel Ferreira viu o adversário fazer 2 a 0 e teve que correr atrás do placar. Ainda assim, o Palmeiras chegou ao empate aos 28 minutos do segundo tempo.

Dos outros quatro empates ao longo da campanha fora de casa, somente em mais duas oportunidades o time paulista ficou atrás do placar.

Contra o Avaí, quando a equipe catarinense abriu 1 a 0 e o Palmeiras buscou a virada antes de levar o empate em 2 a 2. E o mais dramático de todos, diante do Goiás ainda na 2ª rodada da competição. Na ocasião o time de Abel Ferreira só conseguiu buscar o empate nos acréscimos.

Invicto e recorde muito próximo

O fato é que mesmo que não alcance a melhor campanha como visitante, o Palmeiras ao menos deve igualar um outro recorde.

Isso porque como o Alviverde está invicto fora de casa na competição, a equipe de Abel Ferreira tem tudo para ser o clube com o menor número de derrotas fora de casa em um Brasileirão de pontos corridos.

Afinal, como faltam apenas três jogos, a única forma de isso não ocorrer é se o Palmeiras for derrotado em todos. Caso perca dois vai igualar o feito do Fluminense de 2012.

Já se mantiver a invencibilidade ficará com o recorde e também alcançará o feito histórico de passar pelo Brasileirão sem perder fora de casa.

Próximos jogos do Palmeiras

Para alcançar o feito inédito de terminar invicto como visitante no Campeonato Brasileiro ou para ao menos ficar com o recorde de melhor campanha fora, o Palmeiras tem mais três desafios.

O primeiro é contra o Athletico-PR, em 25 de outubro. Este jogo tinha tudo para ser o mais difícil, pois o confronto é contra uma equipe que busca vaga na próxima Copa Libertadores e corre atrás ainda da classificação direita para a fase de grupos do torneio.

No entanto, a partida está marcada para a semana da final desta edição da Copa Libertadores. Desta forma, é enorme a possibilidade de o técnico Felipão enviar um time totalmente reserva para este confronto. Cenário que deixa o caminho livre para o Palmeiras pelo menos pontuar.

Em 6 de novembro é a vez do Palmeiras visitar o Cuiabá. De todos os três compromissos restante, este é o que pode ser considerado o mais fácil. Afinal, o adversário está na zona de rebaixamento e só ganhou 4 das 15 partidas como mandante na competição.

Os triunfos do Cuiabá em casa foram contra Corinthians, Botafogo, Juventude e América-MG. Todas equipes que estão bem abaixo do desempenho Alviverde.

Por fim, há o compromisso contra o Internacional, em 13 de novembro, fechando o Campeonato Brasileiro 2022.

Sem dúvidas este é o jogo mais difícil, pois o Colorado faz grande campanha, com 10 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota dentro do Beira-Rio.

Acontece que no dia deste jogo é muito provável que o Internacional já esteja garantido na fase de grupos da Copa Libertadores 2023 e possivelmente até com o 2º lugar assegurado. Portanto, este pode se tornar um confronto sem muito interesse.

Desta forma, considerando os últimos três compromissos como visitante, o Palmeiras tem um caminho que traz possibilidade real de recorde e feito inédito.

As melhores campanhas de visitantes

O melhor visitante da história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes foi o Fluminense de 2012. O Tricolor alcançou 39 pontos e sofreu apenas duas derrotas, o que dá uma média de 68,4% de aproveitamento.

A 2ª posição é do Flamengo de 2019. O clube bateu diversos recordes naquela edição, mas nesse quesito bateu na trave, ao somar 37 pontos. Uma média de 64,9% dos pontos conquistados.

Além da dupla carioca, somente o São Paulo em 2007 também conseguiu ter aproveitamento superior a 60%, quando somou 35 pontos.