A Copa do Brasil é conhecida por ser a competição mais democrática do país. Além de contar com times de todas as divisões do Brasileirão, o torneio permite até mesmo que clubes que sequer disputam a Série D consigam participar e disputar o título. No entanto, em uma era na qual o dinheiro manda no futebol, a realidade é que os concorrentes fora da elite têm poucas chances de chegar longe. Mas não é isso o que a edição 2022 do maior torneio eliminatório do país vem mostrando.
Até o momento, a 1ª e quase toda a 2ª fase da competição já foram disputadas. Como essas duas fases foram definidas em jogo único, a imprevisibilidade era um fator de risco aos favoritos e, de fato, se concretizou em vários casos.
27 dos 40 times das Séries A e B já entraram em campo
Nem todos os times das Séries A e B estrearam. Aliás, tem até time que não conseguiu vaga na Copa do Brasil mesmo estando nas maiores divisões do futebol nacional (a competição tem um número limitado de vagas por Estado e isso faz com que algumas equipes fiquem de fora). É o caso Brusque (Santa Catarina) e Ituano (São Paulo), que estão na 2ª divisão, mas que não conseguiram vaga na edição 2022 da CdB.
Além deles, ainda não estrearam Athletico-PR (campeão da Copa Sul-Americana), Botafogo (campeão da Série B), Bahia (campeão da Copa do Nordeste), Atlético-MG, América-MG, Red Bull Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Palmeiras (todos na Libertadores).
Outro que também ainda não estreou é o Remo, atual campeão da Copa Verde. Todas essas equipes começam a disputar o título da Copa do Brasil agora, a partir da 3ª fase (que ainda não foi sorteada).
Por falar nela, o formato da competição muda a partir desta altura do torneio e todos os jogos passam a ser disputados em partidas de ida e volta, sem o critério do gol qualificado fora de casa.
58% da elite do Brasileirão que jogou está eliminada
Dos 40 times das duas principais divisões nacionais do Brasil, 27 jogaram e 58% já não estarão nos potes dos sorteios da 3ª fase por terem sido eliminados de forma precoce na Copa do Brasil.
1ª fase
Da elite, os 27 times jogaram a 1ª fase da Copa do Brasil, disputada em jogo único, com todos eles atuando fora de casa por terem classificação maior no ranking de clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por jogarem como visitante, o regulamento previa que em caso de empate, eles estariam classificados (e muitos precisaram disso para avançar).
10 favoritos já caíram logo em seus primeiros jogos na competição, sendo nove deles da Série B e um da Série A do Brasileirão. Da elite do futebol do país, ficou pelo caminho o Internacional, derrotado pelo Globo, do Rio Grande do Norte, por 2 a 0, em um jogo em que o Colorado foi bem inferior ao adversário.
O rival Grêmio também caiu logo na rodada inaugural, sendo derrotado pelo Mirassol por 3 a 2, em um dos grandes jogos da 1ª fase da Copa do Brasil. A seguir, confira quais foram os outros times das 2 primeiras divisões eliminados na estreia:
- CRB (1×0 contra Portuguesa-RJ)
- Chapecoense (3×2 contra Moto Club)
- Londrina (2×0 contra Ceilândia)
- Náutico (1×0 contra Tocantinópolis)
- Novorizontino (1×0 contra Tuna Luso)
- Operário (2×1 contra Real Noroeste)
- Ponte Preta (1×0 contra Cascavel)
- Sport (1×0 Altos)
Com isso, sobram 17 equipes da elite que passaram para a 2ª fase, mas não foi uma tarefa nada fácil. Tanto que sete destes se classificaram com a regra do empate fora de casa:
- Avaí (1×1 contra URT)
- Goiás (1×1 contra Sousa)
- São Paulo (0x0 contra Campinense)
- CSA (1×1 contra Atlético-BA)
- Criciúma (0x0 contra Nova Iguaçu)
- Tombense (0x0 contra Icasa)
- Vila Nova (0x0 contra Rio Branco)
Só conseguiram passar de fase na estreia da Copa do Brasil vencendo suas partidas: Atlético-GO, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Juventude, Santos, Cruzeiro, Guarani, Sampaio Corrêa e Vasco. E mesmo assim vários deles enfrentaram adversários que complicaram demais a partida e que em alguns momentos colocaram a classificação em xeque.
2ª fase
Com 17 times da elite do futebol brasileiro disputando a 2ª fase da competição, a expectativa era ver quem ficaria pelo caminho, assim como aconteceu com vários favoritos na estreia. Desta vez, no entanto, as zebras aparecem menos e apenas cinco times foram eliminados. Nesta fase, o mando de campo foi sorteado, o duelo foi decidido em jogo único e em caso de empate a classificação seria decidida nos pênaltis.
O Avaí, em casa, caiu para o Ceilândia, perdendo por 2 a 1, enquanto o Sampaio Corrêa foi eliminado, fora de casa, para a Portuguesa-RJ (2×0). O Vasco ficou pelo caminho ao visitar o Juazeirense e perder nos pênaltis após empate por 1 a 1.
Os outros dois eliminados foram Criciúma e Guarani, mas eles enfrentaram times que também estão na Série B do Brasileirão, portanto, eram “confrontos diretos” na divisão. Os catarinenses perderam para o Goiás, no Serra Dourada, e o Bugre caiu nos pênaltis para o Vila Nova em Goiás.
Enquanto isso, 12 clubes das duas principais divisões do Brasil avançaram à 3ª fase, alguns na base do sofrimento. Coritiba, Cuiabá, Santos, Tombense e Vila Nova precisaram das disputas de penalidades para chegarem onde estão. Os outros sete classificados até que tiveram partidas mais tranquilas.
Ceará, São Paulo, CSA e Cruzeiro venceram por dois ou mais gols de diferença, enquanto Atlético-GO, Goiás e Juventude derrotaram seus adversários com diferença mínima de um gol.
Novas zebras à vista?
A partir da 3ª fase, a Copa do Brasil chega a outro patamar por dois motivos: a entrada dos times classificados para a Libertadores (inclusive o Fluminense, eliminado na fase preliminar) e o formato em partidas de ida e volta. Com isso, as zebras ficam menos prováveis.
Mas não dá para descartar a chance de novos favoritos caírem logo cedo, ainda mais por conta do calendário apertado que pode fazer com que as equipes da Libertadores priorizem a competição continental em detrimento da Copa do Brasil.
O pote 2 conta com times perigosos, alguns dos Brasileirões A e B e clubes que vêm mostrando boas atuações na temporada. Olho em Cuiabá, Goiás, Coritiba, Juventude, CSA, Vila Nova. Atenção também a Ceilândia e Portuguesa-RJ, que já deram provas de que são equipes preparadas para grandes jogos na competição.
Só para comparação, na 3ª fase da Copa do Brasil de 2021, equipes favoritas como Palmeiras, Red Bull Bragantino, América-MG, Corinthians, Internacional, Cruzeiro e Chapecoense ficaram pelo caminho.
Fique de olho para apostar!
As cotações para a Copa do Brasil estão suspensas. Os jogos da 3ª fase ainda não foram sorteados e isso faz com que até os mercados a longo prazo estejam indisponíveis no momento. Mesmo assim, enquanto a gente espera pela definição dos próximos duelos, já dá para ficar de olho em alguns insights que vão ajudá-lo a apostar!
Atenção ao calendário
Em ano de Copa do Mundo o calendário é apertado, e isso força que clubes brasileiros priorizem ainda mais uma ou outra competição. Portanto, quando for apostar em algum confronto, entenda quais são as prioridades dos times envolvidos e como estão seus calendários.
Estrelas podem ser poupadas, alguma equipe pode chegar cansada devido a uma maratona de jogos, ou o treinador pode até mesmo optar por um time totalmente reserva no duelo. Isso mexe com as probabilidades das partidas e você precisa estar atento a essas mudanças.
Não menospreze as zebras
A Copa do Brasil 2022 já mostrou que é a edição das zebras, e times que até a 2ª fase eram favoritos para avançarem agora vão ter que encarar equipes mais fortes. Ou seja, elas viraram as zebras. No entanto, apesar de não possuírem status de favoritismo, são times competentes, com armas que podem surpreender os gigantes mais cotados ao título da competição.
Não deixe de estudar bem os times dos confrontos e não se deixe levar pela fama das equipes. Um time que não é favorito pode muito bem ter totais condições de eliminar um clube mais cotado a avançar, mesmo na situação de ter que enfrentá-lo duas vezes.
Explore todos os mercados
Nem sempre apostar no vencedor do jogo é o melhor jeito de palpitar em uma partida. A Copa do Brasil é legal porque coloca frente a frente times de diferentes regiões e divisões do país, resultando em diferentes tipos de confrontos, principalmente até a 3ª fase, mas também das oitavas em diante.
Aproveite essas histórias diversas para explorar outros mercados. Cartões, escanteios, gols e handicap são bem populares e podem resultar em palpites bem interessantes na Copa do Brasil. Para descobrir os melhores, é fundamental estudar os confrontos e as equipes envolvidas.