Comitê olímpico divulga mascotes dos Jogos de Inverno de 2018, na Coreia
Por Redação
São Paulo, SPO comitê organizador dos Jogos Olímpicos divulgou nesta quinta-feira as mascotes das Olimpíadas e Paralimpíadas de Inverno de 2018, em PyeongChang, na Coreia do Sul. Um tigre branco chamado Soohorang e um urso negro asiático de nome Bandabi representarão as competições.
Para a mitologia coreana, os tigres brancos são considerados guardiões sagrados dos animais. Segundo o comitê, o branco foi selecionado, também, para fazer referência à neve dos Jogos de Inverno. O nome é uma combinação de palavras na língua nativa: “Sooho” significa “proteção” e “rang” é um dos símbolos presentes na palavra “tigre”, além de figurar em uma tradicional música do folclore de Gangwon, onde a cidade está localizada.
Simbolizando os Jogos Paralímpicos, o urso negro traz a coragem e a força de vontade, além de ser o animal símbolo da província de Gangwon. “Banda” faz alusão à “meia-lua” e “bi” significa a comemoração dos Jogos.
“As mascotes foram criadas para promover a vontade coletiva de fazer o evento dar certo. Vamos aproveitar para ganhar mais suporte do público e criar expectativa para os Jogos”, afirmou o presidente do comitê organizador de PyeongChang, Lee Hee-beom.
A presidente da comissão coordenadora do Comitê Olímpico Internacional (Coi), Gunilla Lindberg, parabenizou a escolha e lembrou do forte laço que o tigre branco tem com a cultura local, além de simbolizar a ligação entre o meio ambiente com os Jogos Olímpicos de Inverno.
Soohorang e Bandabi serão apresentados internacionalmente durante os Jogos do Rio, em agosto e setembro, e depois disso iniciarão uma sequência de viagens por toda a Coreia para divulgação da competição.