"Se eu não achar que estou pronto, serei o primeiro a falar com o capitão (David Ferrer). Já disse isso a ele, que não tomem nenhuma decisão com base no fato de que é a minha última semana como tenista profissional", disse Nadal em um vídeo da Federação Espanhola de Tênis (RFET) divulgado neste sábado pelo site da ATP.
Longe do seu melhor nível, Nadal é atualmente o 155º no ranking da ATP, o que abriu um debate sobre se tem condições de disputar os jogos de simples ou se é melhor optar por outro jogador.
Superhuman, @RafaelNadal 👏#DavisCup | @RFETenis pic.twitter.com/rPG5ZlqPxB
— Davis Cup (@DavisCup) November 16, 2024
Na sexta-feira, Carlos Alcaraz, número 3 do mundo, foi perguntado sobre as prioridades para a Copa Davis e respondeu que, para ele, o principal é a despedida de Nadal das quadras.
"Para mim, é muito mais importante a despedida de Rafa. Copa Davis tem todos os anos, mas a despedida de uma lenda do esporte como ele é só uma", disse Alcaraz após sua eliminação na fase de grupos do ATP Finals, em Turim.
Em seu vídeo, Nadal afirma que está "ansioso" antes de "encerrar uma etapa muito bonita e longa" de sua vida, "aceitando que tudo tem um princípio e um fim".
A fase final da Copa Davis será disputada em Málaga de 19 a 24 de novembro. A equipe espanhola estreia na próxima terça-feira, contra a Holanda, pelas quartas de final.