"Devido às consequências provocadas pela DANA (Depressão Isolada de Alta Altitude), vários jogos marcados para esta semana da primeira eliminatória da Copa do Rei tiveram seus horários modificados", informou a RFEF, em comunicado.
O adiamento afeta três jogos com equipes da primeira divisão espanhola: Parla x Valencia e Manises x Getafe, que foram remarcados para 26 de novembro, e Jove Español x Real Sociedad, ainda sem nova data.
⚽️ La eliminatoria entre el @Chiclana_CF y @Osasuna marca este martes el regreso de la #CopadelReyMAPFRE.
ℹ️ https://t.co/XgbB1NiI6v pic.twitter.com/JWRxzYRknS
— RFEF (@rfef) November 4, 2024
O Valencia havia emitido uma nota na manhã desta segunda-feira pedindo o adiamento de seu jogo: "O clube entende que, neste momento de grande dificuldade, todas as energias, atenções e apoio devem estar focados em ajudar as pessoas afetadas pelo trágico acontecimento da DANA. O futebol está em segundo plano".
Vários técnicos e jogadores da primeira divisão sugeriram o adiamento de todos os jogos do fim de semana ao invés de só o duelo entre Valencia e Real Madrid e de Villarreal x Rayo Vallecano.
O técnico do Atlético de Madrid, o argentino Diego Simeone, declarou, por exemplo, que "não faz sentido" ter jogos, enquanto o do Barcelona, o alemão Hansi Flick, defendeu que toda a rodada fosse cancelada.