A seleção asiática enfrentará no domingo, em Bogotá, o vencedor do confronto entre Japão e Holanda, também disputado nesta quarta-feira, em Cali.
Com um gol de Il-Son Choe aos 21 minutos, as bicampeãs mundiais mostraram superioridade durante toda a partida.
Elas mantiveram a defesa sólida, abriram brechas do meio até a área adversária e deram várias finalizações para o gol, conquistando a simpatia do público.
A seleção norte-coreana começou o jogo pressionando forte, ganhando espaços e empurrando a defesa americana para sua própria área.
Dois chutes na direção do gol defendido pela goleira americana Teagan Wy foram os primeiros avisos.
Ver essa foto no Instagram
E um lateral mal cobrado por Savy King levou a uma rápida reação norte-coreana. A defesa americana deixou um espaço aberto que foi rapidamente aproveitado por Song-Ok Kim. Ela tocou na área onde Il-Son Choe recebeu e abriu o marcador.
As americanas não conseguiram se recuperar desse primeiro golpe. Os Estados Unidos mostraram falhas defensivas, principalmente nos contra-ataques das asiáticas, que chegavam à área americana com facilidade e rapidez.
A goleira Teagan Wy salvou sua seleção em diversas tentativas das norte-coreanas que poderiam ter ampliado a vantagem.
A Coreia do Norte é considerada uma das melhores seleções femininas sub-20. Foi campeã nos Mundiais da Rússia de 2006 e Papua Nova Guiné de 2016.
No Mundial de 2008, no Chile, foi vice-campeã ao perder a final para os Estados Unidos.